Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Sala P. F. Gastal lembra centenário de Kurosawa

Para marcar o centenário de nascimento do mais conhecido cineasta japonês no Ocidente, Akira Kurosawa , a Sala P. F. Gastal, 3º andar da Usina do Gasômetro, programou uma mostra reunindo três de suas obras-primas: Rashomon, Trono Manchado de Sangue e Yojimbo.

Akira Kurosawa iniciou sua carreira em 1943 e ao longo de cinco décadas construiu uma sólida filmografia, encerrada em 1993, com Madadayo. Muito admirado pelos cineastas americanos, o japonês recebeu várias indicações ao Oscar de melhor filme estrangeiro, que venceria com Dersu Uzala (1975). Já na velhice, abalado pelo fracasso de público de seus filmes no Japão, conseguiu viabilizar produções de grande orçamento graças ao auxílio financeiro de Francis Ford Coppola e George Lucas (Kagemusha, a Sombra do Samurai, de 1980) e Martin Scorsese (em Sonhos, de 1990). Em 1990, recebeu um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra.

A programação da mostra Kurosawa 100 Anos pode ser conferida na Sala P. F. Gastal de 28 de setembro a 3 de outubro, nos horários das 15h, 17h e 19h. Todos os filmes serão exibidos em cópias em 16mm, com legendas em português.

PROGRAMAÇÃO

Rashomon, de Akira Kurosawa (Japão, 1950, 88 minutos)
Três homens se refugiam de uma tempestade sob as ruínas do portal de Rashomon, onde são colocados diante das diferentes versões de um crime, envolvendo a morte de um samurai e o estupro de sua esposa. Leão de Ouro no Festival de Veneza, foi o filme que abriu as portas para a divulgação do cinema japonês no Ocidente.

Trono Manchado de Sangue (Kumonosu-jô), de Akira Kurosawa (Japão, 1957, 110 minutos)
No Japão do século XVI, o país é agitado por guerras civis. Dois valentes samurais, os generais Washizu e Miki, regressam aos seus domínios depois de uma batalha vitoriosa. No caminho, uma misteriosa senhora profetiza o futuro de Washizu: o guerreiro se tornará o Senhor do Castelo do Norte. A partir daí, estimulado pela esposa ambiciosa, Washizu se vê imerso numa trágica e sangrenta luta pelo poder. Uma brilhante adaptação de Macbeth, de William Shakespeare, para o universo oriental.

Yojimbo (Japão, 1961, 110 minutos)
Um samurai desempregado chega a um vilarejo em busca de emprego. A cidade está dividida entre dois mercadores rivais, e o samurai se oferece a ambos para prestar serviços nada leais. Comédia satírica que inspirou o clássico western Por Um Punhado de Dólares, de Sergio Leone.  

GRADE DE HORÁRIOS
Semana de 28 de setembro a 3 de outubro 

28 de setembro (terça-feira)
15h – Rashomon
17h – Trono Manchado de Sangue
19h – Yojimbo

29 de setembro (quarta-feira)
15h – Trono Manchado de Sangue
17h – Yojimbo
19h – Rashomon

30 de setembro (quinta-feira)
15h – Yojimbo
17h – Rashomon
19h – Trono Manchado de Sangue

1º de outubro (sexta-feira)
15h – Rashomon
17h – Trono Manchado de Sangue
19h – Yojimbo

2 de outubro (sábado)
15h – Trono Manchado de Sangue
17h – Yojimbo
19h – Rashomon

3 de outubro (domingo)
15h – Yojimbo
17h – Rashomon
19h – Trono Manchado de Sangue



/cinema /cultura

  • 24/09/2010 08:31:45
  •            
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170