Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Cálculo Atuarial é tema de reunião entre gestores de previdência

27/03/2015 12:56:44

Foto: Maia Rubim/PMPA
Dalvin Gabriel apresentou o tema cálculo atuarial aos participantes

Dalvin Gabriel apresentou o tema cálculo atuarial aos participantes

Foto: Maia Rubim/PMPA
Nara observou que os encontros são uma referência entre gestores do setor

Nara observou que os encontros são uma referência entre gestores do setor

O Previmpa realizou, na tarde dessa quinta-feira, 26, a primeira edição de 2015 das Reuniões Técnicas dos RPPS (Regime Próprio de Previdência Social). O evento reuniu 17 representantes de órgãos municipais responsáveis pela gestão dos regimes de previdência dos servidores de cidades como Gravataí, Montenegro, Alvorada e Venâncio Aires. 
 
Organizadas periodicamente pelo Previmpa, as Reuniões Técnicas têm por objetivo promover troca de experiência entre os gestores de previdência dos municípios gaúchos. O cálculo Atuarial como Ferramenta de Gestão foi o tema da palestra de Dalvin Gabriel José de Souza, Atuário do Previmpa, que em sua apresentação ressaltou a importância da identificação e acompanhamento contínuo dos riscos atuariais na prática diária dos RPPS. 
 
A segunda parte do encontro foi dedicada à análise do cenário econômico e político, focando nas alternativas e desafios para os RPPS obterem melhores resultados dos seus investimentos. Na avaliação de Tiago Lesbick, economista e chefe da Unidade de Investimentos do Previmpa, o momento demanda uma leitura cuidadosa do cenário econômico na busca de alternativas, aliada a novas ideias e atitudes dos gestores. "No atual cenário, é preciso um olhar atento para identificarmos boas oportunidades e iniciativa para não perdermos o momento certo. Pensar e agir de forma conjunta aumenta nossas chances. Esse foi o ponto central que procuramos debater no encontro de hoje.”
 
Segundo a presidente do Fundo de Previdência, Aposentadoria e Pensão da Prefeitura de Montenegro (FAP), Nara Cristina dos Santos, as Reuniões Técnica do Previmpa já se tornaram uma referência entre os gestores do setor. “Participamos desde a primeira edição e percebemos o quanto os temas têm ido ao encontro das necessidades dos regimes próprios. São assuntos técnicos que sempre agregam conhecimento, mas os encontros vão além, porque a troca de experiência é mútua. Discutimos ações e alternativas de forma conjunta e isso tem sido muito importante para o FAP.”
 
A próxima edição do evento será realizada em maio. Os temas serão definidos de acordo com as sugestões feitas pelos participantes.   
 
 


/previdencia

Texto de: Rita Becco
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170