Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Prefeito recebe visita de cartunista francês

10/07/2015 08:23:45

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Plantu destacou a troca de experiência com artistas gaúchos

Plantu destacou a troca de experiência com artistas gaúchos

O prefeito José Fortunati recebeu, na quinta-feira, 9, o cartunista francês Plantu. Também participaram do encontro o diretor da Aliança Francesa de Porto Alegre (AFPOA), Patrice Pauc, a assessora de comunicação da AFPOA, Júlia Hahn, e a presidente da Associação Sol do Sul, Jaqueline Dreyer. Plantu está em Porto Alegre para participar do 1° Encontro França-Brasil, que acontece de 6 a 10 de julho, na Casa de Cultura Mário Quintana. No dia 8, o cartunista participou de um painel sobre liberdade de expressão.

Por mais de meia hora, Plantu e Fortunati conversaram sobre vários assuntos, entre eles o papel crítico que devem ter os meios de comunicação. Plantu também relatou ao prefeito a troca de experiência adquirida em encontro com mais de 15 cartunistas do estado. O prefeito parabenizou o cartunista pelo trabalho artístico e cultural e pelo seu posicionamento crítico frente a temas polêmicos.

O 1° Encontro França-Brasil, em Porto Alegre, é promovido pela Aliança Francesa, Governo do Estado do RS e Prefeitura de Porto Alegre, com apoio da Casa Estratégias de Comunicação, e tem como objetivo aproximar as relações entre o Brasil e a França. A programação inclui mesas de debate, exposição e exibição de filmes.

Sobre Plantu –
Jean Plantureux é mais conhecido como Plantu. Com 64 anos e mais de quarenta de carreira, é o cartunista mais célebre da França. Começou a publicar no Le Monde em 1971. O lugar de destaque na capa do jornal transformou os desenhos em editoriais. 

Os desenhos de Plantu já foram expostos em vários países, como Argentina, México, Marrocos, Sri Lanka, Madagascar, Irã, na Europa, e, no Brasil, em São Paulo e no Rio. Ele já recebeu inúmeros prêmios – foi vencedor do Prêmio Mumm, em 1988; do Prêmio de Humor Negro, em 1989, e do Prêmio International Gat Perich de caricatura, em 1996.

Uma passagem entre Plantu e dois chefes de Estado reflete a importância de seu trabalho. Em 1991, ele foi a Tunis acompanhar a exposição de seus trabalhos e conheceu Yasser Arafat. Plantu pediu ao chefe palestino que desenhasse algo na bandeira israelense. Arafat tracejou a estrela de Davi. No ano seguinte, em Jerusalém, Plantu encontrou com Shimon Pérès. Novamente, ele oferece seu lápis e a bandeira. Foi a primeira vez que, no mesmo documento (um ano antes dos acordos de Oslo em 1993), foram reunidas as assinaturas do premiê da OLP e do líder da diplomacia israelense.  Experiência que inspirou a criação da Fundação Cartooning for Peace, pela defesa de expressão e pela liberdade de imprensa no mundo. A entidade oferece proteção e assistência jurídica aos chargistas que trabalham em países onde há censura.


/executivo

Texto de: Bibiana Barros
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170