Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Projeto Muraliza será lançado dia 4 de maio

28/04/2017 08:28:00

Foto: Divulgação/PMPA
Mostra no porão do prédio vai apresentar as obras selecionadas na primeira edição

Mostra no porão do prédio vai apresentar as obras selecionadas na primeira edição

A Coordenação de Cinema Vídeo e Foto, em parceria com as coordenações de Artes Plásticas e da Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), lança na quinta-feira, 4 de maio, às 19h, a primeira edição do projeto Muraliza e o novo edital. Uma exposição no porão do Paço Municipal vai apresentar as obras selecionadas nesta primeira edição. 
 
O Muraliza é um projeto que tem como conceito principal proporcionar acesso público a fotografias de artistas visuais e fotógrafos cuja arte normalmente fica restrita às galerias ou ao circuito de exposições em aparelhos públicos municipais e estaduais. Segundo o coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia, Cristiano Trein, o objetivo é ampliar o acesso de novas camadas da população às artes visuais como um todo.
 
Como exemplo de atuação da nova administração, Trein destaca a Cinemateca Capitólio, que já vem cumprindo essa meta com filmes e mostras relevantes a preços acessíveis. "A programação do Capitólio é criativa e descentralizada. Navega pelo cinema de autor, por clássicos inesquecíveis, mostras de filmes raros, sempre flertando com o cinema não comercial”, explica Trein. O coordenador de Cinema ressalta também que na área de video-arte foi iniciado um trabalho denominado curadoria aberta, junto com o coletivo Vorlat, um grupo de artistas-visuais e músicos que produz uma festa onde ocorrem projeções em vídeo e instalações. Também existe um esforço para tirar a arte-contemporânea do espaço das galerias e levar para festas, ruas e praças, com o intuito de formar um novo público. O Muraliza é a primeira ação desse esforço, para a área da Fotografia.
 
A cada edição, o projeto Muraliza vai selecionar cinco imagens de artistas porto-alegrenses para impressão em cartaz. A tiragem da primeira edição é de 1mil cartazes, que serão colados em muros nos bairros e na região central da Capital. Para a coordenadora da Descentralização da Cultura, Andréia Vigo, o projeto promove uma importante articulação entre o Centro Histórico e a periferia da cidade por meio da fotografia, garantindo à população o acesso aos bens culturais. 
 
A partir da segunda edição, a seleção vai se dar por edital oficial da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto terá frequência semestral. Serão dois editais por ano. A primeira conta com o apoio da Galeria Artshot, que cedeu quatro fotos dos artistas Márcio Lisa, Bruno Sotto, Brian Haider e Romulo Soares. O quinto fotógrafo é Ângelo Bonini, novo talento da cena local. A coordenadora de Artes Plásticas da SMC, Adriana Boff, reforça que o projeto Muraliza utiliza a fotografia como meio de levar arte contemporânea para quem não tem acesso ou nem mesmo sabe do que se trata.
 
Projeto Muraliza 
Lançamento quinta-feira, 4 de maio, às 19h
Local: Porão do Paço dos Açorianos
 

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170