Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Junta Digital promete agilizar abertura e fechamento de empresas

20/04/2017 11:40:09

Foto: Daniela Barcellos/ Divulgação PMPA
Projeto da Junta Digital foi apresentado no Palácio Piratini

Projeto da Junta Digital foi apresentado no Palácio Piratini

 O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gomes, participou do lançamento da Junta Digital, nesta quarta-feira, 19, no Palácio Piratini. A ferramenta promete reduzir a burocracia ao permitir que empresas sejam constituídas, alteradas ou fechadas através da internet em todo o Estado, sem a necessidade de documentos de papel. O objetivo é atingir 100 cidades até o final deste ano, incluindo a Capital que tem abrangência de 87% das micro e pequenas empresas no Estado.

 
“Essa rede prioriza as demandas da sociedade e permite a construção de um governo mais ágil e eficiente na aplicação de recursos. Com menos burocracia será possível dialogar com a população e entregar serviços de qualidade”, afirmou Gomes. Ressaltou, também, que a administração municipal está trabalhando para desburocratizar e simplificar os processos de abertura e fechamento de empresas e parabenizou o Governo do Estado. A iniciativa é da  Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
 
Redesimples - O Rio Grande do Sul foi escolhido como piloto neste projeto da Junta Digital, que conta com 80 municípios interligados à Redesimples (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). Com a parceria do Sebrae, o projeto propõe integrar todas as bases de dados das juntas comerciais do país. O governador José Ivo Sartori ressaltou que a iniciativa revela o processo de desburocratização na prática. “Se queremos a eficiência do Estado é assim que vamos chegar lá, com um poder público mais moderno e voltado às pessoas”, afirmou. 

Texto de: Luiza Veber
Edição de: Paulo Cesar Pinheiro Flores dos Santos
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170