Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Universidade Aberta terá aula inaugural nesta quarta

16/05/2017 08:40:00

Foto: Cesar Lopes/ PMPA
Marchezan disse que o projeto vai ajudar a avançar em debates importantes

Marchezan disse que o projeto vai ajudar a avançar em debates importantes

A aula inaugural da Universidade Aberta de Porto Alegre (UnA) ocorre nesta quarta-feira, 17, com o tema “O que é uma sociedade justa? Liberdade vs. Igualdade no debate contemporâneo”, na Casa dos Conselhos (av. João Pessoa, 1.110), às 19h30, com o professor do IBMEC Diogo Costa, mestre pela Columbia University e doutorando pelo King's College London, e o professor da UFRGS Nelson Boeira, doutor pela Yale University, ex-Secretário da Cultura do Estado e ex-reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

O projeto busca reunir debate de ideias, empreendedorismo e formação profissional e cultural para o grande público. Coordenada pelas secretarias de Cultura (SMC), Educação (Smed) e Desenvolvimento Econômico (SMDE), a UnA pretende melhorar a qualidade do debate público, fomentando discussões que tenham impacto na vida das pessoas. Não por acaso, seu slogan diz que “ideias têm consequências”. 
 
O lançamento da Universidade ocorreu nessa segunda, 15, com a presença do prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior, e dos secretários de Cultura, Luciano Alabarse, do Desenvolvimento, Ricardo Gomes, da adjunta da Educação, Ivana Genrro Flores e parceiros do projeto. 
 
Para o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a iniciativa vai ajudar a avançar em debates que “cheguem na vida real das pessoas”. Segundo o prefeito, a cidade chegou ao caos na infraestrutura, na saúde e na educação, pois perdeu muito tempo com discussões infrutíferas: “precisamos de debates mais intensos, revolucionários, para que eles cheguem à vida de quem mais precisa, esse é o objetivo. As elites também são responsáveis por estarmos nesse caos. Temos que parar de cavar no fundo do poço e olhar para cima”, diz.
 
Além do debate de ideias, a Universidade Aberta de Porto Alegre contará com uma forte ênfase nas pautas de empreendedorismo. Outro objetivo central para o projeto da UnA é a atenção dada à formação continuada e à qualificação dos professores da rede municipal. “Nossa Capital já teve alto índice educacional e ainda é vista como uma referência, e por isso tenho confiança que voltaremos a alcançar patamares mais altos. E Universidade Aberta terá papel importante neste sentido, permitindo e estimulando, também, a capacitação continua dos nossos professores”, ressaltou o secretário-adjunto da Cultura, Eduardo Wolf, um dos idealizadores da proposta.
 
Após a aula inaugural, serão realizadas atividades permanentes, durante quatro semanas, sempre com profissionais de referência em suas áreas. “Começaremos com algo que valoriza a gramática, em curso com o maior especialista em linguista que temos hoje, o professor Cláudio Moreno, falando sobre pontuação e, mais do que isso, sobre a importância de mantermos os valores da língua portuguesa e seus elementos de correção”, antecipou o coordenador do Livro e Literatura da Secretaria de Cultura, Sergius Gonzaga.
 
Saiba mais - A Universidade Aberta de Porto Alegre está alinhada com modelos internacionais de universidades livres, como a Universidade Aberta de Paris, e a centros de pesquisa, formação e advocacy comuns no mundo anglo-saxão. Além de desenvolver suas atividades, firmará convênios e acordos de cooperação com outras instituições acadêmicas e instituições nacionais e latino-americanas que contribuem para o debate público. Mais informações: universidadeaberta.poa@gmail.com
 
 


/cultura /universidade_aberta

Texto de: Cátia Tedesco e Claiton Magalhães
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170