Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Prefeitura nos Bairros leva serviços até a Lomba do Pinheiro

15/07/2017 19:17:50

Foto: Helena Rocha/PMPA
Marchezan participou de algumas atividades, como a entrega de agasalhos

Marchezan participou de algumas atividades, como a entrega de agasalhos

Foto: Joel Vargas/PMPA
Presença do Exército foi uma das novidades do programa neste sábado

Presença do Exército foi uma das novidades do programa neste sábado

Os moradores da Lomba do Pinheiro que participaram do Prefeitura nos Bairros, neste sábado, 15, conferiram o crescimento do programa. Mais de 40 atividades e serviços foram ofertados à população. O evento foi realizado no Crip Lomba. Durante a tarde, as equipes da EPTC concluíram a revitalização e limpeza de 314 placas de trânsito em vias da região, para qualificar a sinalização e a informação aos motoristas e pedestres que circulam no bairro. Além disso, foram substituídos quatro abrigos de ônibus por novos e colocados gradis (para travessia correta dos pedestres) na estrada João de Oliveira Remião. (fotos)
 
O prefeito Nelson Marchezan Júnior ouviu sugestões e participou de algumas atividades, como o Samuzinho. Ao lado das irmãs Natieli e Larissa da Costa Ferraz, de 10 e 8 anos, foi orientado sobre a forma correta de realizar reanimações em parada cardiorrespiratória. Entre as novidades desta edição, o Exército fez apresentações com cães treinados, e novos parceiros entregaram serviços diferenciados à população, como consultas oftalmológicas oferecidas pelo Lions Club Bento Gonçalves. A unidade móvel da entidade atendeu 32 pessoas e entregou cinco óculos no local. Ainda foram feitos 18 encaminhamentos para confecção de óculos, que serão fornecidos gratuitamente pelo Lions Club.

O presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do RS (Sindiregis), Carlos Fernando Reis, atendeu pessoalmente quem precisava de segunda e primeira via de certidões de nascimento. O bebê Ana Clara Lourenço, de três meses, recebeu gratuitamente o registro civil do Sindiregis. Ao todo, foram 300 pedidos de segunda via de certidões, que serão entregues até a próxima sexta-feira. Enquanto algumas pessoas assistiam às atrações no Ônibus Palco da Prefeitura, outras aproveitaram a ocasião para colocarem em dia a saúde e documentos necessários.
 
 “Esperamos que este momento seja de aproximação, para que as comunidades tenham mais facilidade de fazer sugestões e críticas, mas principalmente, de construir alternativas para a prefeitura realizar o que ainda não foi realizado”, disse Marchezan, salientando que os serviços oferecidos não são favores, mas uma construção e uma tentativa de aproximação da sociedade, que é quem paga pelas estruturas públicas.  A líder comunitária Alice Nunes dos Santos agradeceu especialmente o prefeito. “Quero falar em nome de toda a comunidade da Lomba que agradecemos por ouvirem nossos anseios e necessidades. Temos certeza de que boa parte dos nossos pedidos serão atendidos”, disse a representante da comunidade 4 de junho. 
 
Serviços - O Sine Móvel da FGTAS emitiu 110 carteiras de trabalho ao longo do dia. No Tudo Fácil instalado no local foram feitos 112 CPFs.  A parceria com o Senac, de corte de cabelo masculino, permitiu que 85 pessoas mudassem o visual. Uma das pessoas beneficiadas pelos atendimentos foi Denise Tomás Alves.  Quando saía da sala onde estava sendo realizada Auriculoterapia (técnica de diagnóstico e  baseada no pavilhão auricular), ela encontrou o serviço do Sindiregis e já encaminhou as certidões de nascimento dos filhos Marcely e Mateus Alves Bicca. “Estou desempregada há tempos. No cartório me informaram que a segunda via é paga, então, nunca conseguia pegar a certidão para fazer a carteira de identidade deles”, disse. 
 
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (SMDS) entregou 1.200 peças de roupas da Campanha do Agasalho 2017 no local. As crianças, além de terem acesso a brincadeiras, atividades lúdicas e educativas disponibilizadas pela Secretaria Municipal da Educação e também pela parceria do SESC, participaram de atividades sobre higiene bucal. 
 
Horta comunitária - Marchezan foi o primeiro prefeito a conhecer a Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro, que já existe há seis anos. Lá, são realizadas ações educativas e de saúde. De acordo com o professor municipal e coordenador das ações educativas, Flávio Burg, o plantio é totalmente orgânico. Burg foi um dos homenageados indicados pela comunidade para receber o certificado Amigo da Lomba. O prefeito entregou outros quatro certificados para os líderes comunitários Diaran Leone Camargo da Silva, Arlindo Fernando da Silva Mença e Alice Nunes dos Santos. A professora Lourdes Malta Santana, que foi diretora por 25 anos na escola Silvio Torres, também foi agraciada.


/lomba_do_pinheiro /prefeitura_nos_bairros

Texto de: Caren Moraes
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170