Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Profissionais da saúde ministram curso para cuidadores informais

11/10/2017 17:28:18

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Objetivo é capacitar quem já exerce a função informalmente

Objetivo é capacitar quem já exerce a função informalmente

A cidade de Porto Alegre possui uma grande parcela da população composta por idosos. A partir disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece um curso para qualificar pessoas que já realizam o trabalho de cuidador de forma informal, mas que não têm uma formação profissional na área da saúde. O terceiro módulo ocorreu nesta quarta-feira, 11, no auditório do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), no 4º andar do Centro de Saúde Santa Marta, reunindo uma turma de 25 alunos. O objetivo é capacitar quem já exerce tal função informalmente, para que tenham uma maior noção de como lidar com os pacientes da melhor forma possível, evitando complicações, lesões ou qualquer outro tipo de problema que possa surgir devido a um cuidado inadequado.
 
O curso é uma parceria entre a SMS e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e funciona como uma política de desospitalização. As aulas são ministradas pelos profissionais que participam do Programa Melhor em Casa, do GHC, e da Área da Pessoa com Deficiência e da Saúde do Idoso. O ensinamento é feito de forma prática e teórica e aborda diversas temáticas, tais como: higiene e conforto, nutrição e hidratação, primeiros socorros, entre outros. De acordo com a enfermeira Sibeli Fuentes, o curso é todo programado para questões teóricas e práticas, fazendo com que o aluno consiga vivenciar o conhecimento durante o curso.
 
Ainda segundo a enfermeira, a procura foi muito grande para integrar a primeira turma do curso, inclusive com uma lista de espera de mais de 60 pessoas. Conforme uma das alunas, a motorista particular Clarissa Macchia Mello, a experiência está sendo maravilhosa. "Estamos recebendo muita informação que auxiliará nessa nova área como cuidadora", disse. O curso prevê seis módulos de cinco horas, totalizando 20 horas. 


/cursos /saude /saude_do_idoso

Texto de: Rodrigo Pereira (estagiário) / Supervisão: Vanessa Conte
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170