Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Chuva intensa ultrapassa 80% da média histórica na Capital

11/10/2017 17:54:30

Foto: Joel Vargas/PMPA
Em dois dias choveu mais de 80% da média histórica de outubro na Capital

Em dois dias choveu mais de 80% da média histórica de outubro na Capital

Em dois dias choveu mais de 80% da média histórica de outubro  que é 114,30 milímetros. No Centro Histórico o acumulado (registrado entre as 15h20 de terça-feira, 10, até às 17h desta quarta-feira, 11), marca 92,80 milímetros. A chuva que atingiu Porto Alegre, de forma intensa, causou transtornos e mobilizou equipes da  Prefeitura que ainda trabalham  para minimizar os efeitos causados pelo volume elevado. 

A Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), coordenada pela Defesa Civil, está reunida desde o recebimento do alerta meteorológico, na segunda-feira, 9, enviado pelo Sistema Ceic Metroclima. Com a previsão desse cenário, equipes de diferentes secretarias da Prefeitura já estavam preparadas para atender a comunidade o mais rápido possível. 

Situação - A persistência da chuva dificulta que a água baixe e algumas vias da Capital continuam bloqueadas, mas equipes da EPTC estão trabalhando na orientação do trânsito, monitorando as vias e os semáforos com problemas. A Divisão de Manutenção de Águas Pluviais mantém o trabalho nos pontos atingidos. Casos de emergências estão sendo atendidos pela Divisão de Iluminação Pública, da Secretaria de Serviços Urbanos. A Defesa Civil de Porto Alegre não registrou nenhuma família desabrigada.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade trata das ocorrências de queda de vegetais e o DMLU faz a limpeza das vias e o recolhimento dos vegetais caídos e cortados. O alto volume de chuva também resultou no fechamento de duas unidades de saúde. A Unidade de Saúde Sarandi, por causa de alagamentos no entorno, e a Unidade de Saúde Laranjeiras que precisou passar por limpeza. 
 
De acordo com o Sistema Ceic Metroclima, a chuva segue durante a noite em Porto Alegre de forma fraca a moderada na maior parte do tempo, mas em alguns momentos deve ser forte. O feriado da Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira, 12, e a sexta-feira, 13, também serão marcados pela chuva que deve continuar intensa na Capital. O vento sopra do quadrante Sul e o nível do Guaíba, no Cais Mauá, está oscilando em 1,20 centímetros e 1,30 centímetros. A cota para o alerta de risco de cheia é de 2,10 centímetros.  


/ceic

Texto de: Paula Maia
Edição de: Ari da Silva Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170