Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Onze alunos são destaque em concurso sobre trabalho infantil

23/10/2017 18:15:41

Foto: Manuela Almeida/Divulgação PMPA
Estudantes da Mário Quintana receberam a premiação nesta segunda-feira

Estudantes da Mário Quintana receberam a premiação nesta segunda-feira

Um menino vestido de palhaço faz malabarismos em troca de moedas de motoristas no sinal. Outro desabafa ao colega que está perdendo aulas, pois precisa ajudar a mãe a sustentar a casa, enquanto outra adolescente também deixa os estudos de lado para trabalhar como faxineira e auxiliar nas despesas. Assim é o enredo do curta-metragem Quanto custa a infância?, produzido por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Quintana, vencedor em sua categoria na etapa estadual do concurso cultural Prêmio MPT na Escola RS 2017, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que teve sua premiação realizada nesta segunda-feira, 23, no auditório do Ministério Público do RS.
 
A cerimônia, conduzida pela procuradora do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul Patrícia Sanfelice, coordenadora nacional do programa de combate ao trabalho infantil do MPT,  e apresentada pela poetisa, cantora e atriz brasileira Elisa Lucinda, foi acompanhada pelo secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, e pela equipe da Diretoria Pedagógica da Smed. No total, 11 alunos de Porto Alegre, todos da Mário Quintana, obtiveram destaque no concurso voltado à reflexão nas escolas sobre o combate ao trabalho infantil.

“Agradecemos muito a todos os professores envolvidos, pois eles são o elo fundamental para que possamos ampliar a discussão sobre essa grave violação de direitos”, disse a procuradora. Esta é primeira vez que Porto Alegre participa da iniciativa, que compõe o eixo educação do projeto “Resgate a infância”, em escolas de Ensino Fundamental de 20 municípios gaúchos.

Pelo primeiro lugar, os alunos Aniele Maria Rocha Pereira, Douglas dos Santos Araújo, Jennifer Machado Nunes e Rhaiany Santos da Rosa, autores do curta sob a orientação da professora Caroline Moraes, receberam um notebook cada um. Classificados para a etapa nacional do prêmio, em dezembro, em Brasília, o grupo, agora concorre à premiação em dinheiro, que chega a R$ 12 mil para a primeira colocação. O vídeo pode ser visto abaixo:


  
Outros destaques - A Mário Quintana também se destacou em demais categorias do Prêmio MPT na Escola RS 2017. Na categoria música, classificou-se em segundo lugar, e os alunos Adrian Severo, Alessandra Severo Maciel, Geovanna Nathiely Ferreira Nunes, Luandra Vargas da Conceição, Paola da Rosa Nobia, que tiveram o trabalho orientado pelo professor Diego Almeida, ganharam um tablet cada um. Na categoria desenho, Oséias Pereira Padilha recebeu menção honrosa pelo 4º lugar, assim como a aluna Mariana Cruz dos Santos pelo 5º lugar na categoria conto. O clipe da música pode ser visto abaixo:

 

A partir da adesão da Smed ao projeto do Ministério Público do Trabalho, diversas atividades foram desenvolvidas na Emef Mario Quintana e também na Emef Afonso Guerreiro Lima, na Lomba do Pinheiro, envolvendo 850 alunos e 80 professores do 5º ao 9º ano na temática da erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador durante o ano. Em 2018, mais de 10 escolas deverão ser inseridas na ação.


/educacao /trabalho_infantil

Texto de: Cristina Lac
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170