Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Prefeito conhece estrutura do aeroporto de Frankfurt

18/11/2017 17:00:00

Foto: Divulgação/PMPA
Marchezan foi recebido pelo diretor de projeto da Fraport, Klaus Jeschke

Marchezan foi recebido pelo diretor de projeto da Fraport, Klaus Jeschke

Foto: Divulgação/PMPA
Aeroporto de Frankfurt é considerado o principal terminal de cargas da Europa

Aeroporto de Frankfurt é considerado o principal terminal de cargas da Europa

O prefeito Nelson Marchezan Júnior visitou neste sábado, 18, o aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, administrado pela Fraport, empresa que atua na gestão de aeroportos e venceu o leilão para administrar o Salgado Filho, a partir de 2018. A concessão será por um período de 25 anos, prorrogáveis por mais cinco. 
 
Marchezan foi recebido pelo diretor de projeto da Fraport, Klaus Jeschke, e percorreu as diferentes áreas do aeroporto, que recebe cerca de 61 milhões de passageiros/ano. O aeroporto de Frankfurt é considerado o principal terminal de cargas da Europa, segmento no qual a Fraport se destaca, e sedia a companhia aérea Lufthansa.
 
Na visita, o diretor destacou que 25% do faturamento vem das operações comerciais instaladas no aeroporto. Em 2016, eram 20.322 empregados na empresa, mas um número muito maior trabalha nas companhias que operam junto aos aeroportos geridos pela Fraport (só em Frankfurt, são mais de 81 mil pessoas empregadas em toda a estrutura e negócios do aeroporto). Além da Europa, a Fraport tem operações na Ásia, na América do Norte e na América Latina. No Brasil, também vai gerenciar o aeroporto de Fortaleza.
 
No aeroporto de Frankfurt, são mais de 500 empresas e instituições que operam na infraestrutura gerida pela Fraport. A companhia está trabalhando na ampliação da Frankfurt Airport City (área de negócios do aeroporto), que atualmente ocupa 26 quilômetros quadrados e se transformou num grande local para negócios na região. Outro ponto destacado é que as operações estabelecidas no entorno do aeroporto acabam gerando benefícios para a cidade.
 
A expectativa é que uma série de obras (previstas no contrato de concessão) seja realizada no Aeroporto Salgado Filho, sendo a principal delas a expansão da pista de aterrisagem e decolagem em mais 920 metros, chegando a 3,2 quilômetros. A Fraport também vai concluir a ampliação do terminal de passageiros e construir um novo prédio-estacionamento. No total, os alemães devem investir quase R$ 2 bilhões no aeroporto. A previsão é aumentar de 8 milhões para 22 milhões o número de passageiros por ano até o fim do contrato.


/aeroporto

Texto de: Eliane Iensen
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170