Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Exposição marca os 50 anos da Pinacoteca Ruben Berta

08/12/2017 08:55:07

Foto: F.Zago- EstúdioZ Divulgação/ PMPA
Estão na mostra obras raras, como Figuras, de Di Cavalcanti

Estão na mostra obras raras, como Figuras, de Di Cavalcanti

Foto: F.Zago- EstúdioZ Divulgação/ PMPA
Bronze, de Xico Stockinger, é destaque entre as obras do RS

Bronze, de Xico Stockinger, é destaque entre as obras do RS


A exposição A Ventura do Moderno vai assinalar o cinquentenário da Pinacoteca Ruben Berta, na rua Duque de Caxias, 973. A abertura será na quarta-feira, 13, às 19h, e a visitação vai até o dia 4 maio de 2018, de segunda a sexta, das 10h às 18h. O público vai conhecer um conjunto de obras que expressam a potência criativa do modernismo. A mostra promove o acervo da Pinacoteca e destaca a força da arte modernista como conceito gerador da coleção.

Quem assina a curadoria é Regina Teixeira de Barros, historiadora da arte, curadora independente, especializada em arte moderna e doutoranda da Universidade de São Paulo. A mostra apresenta mais de 30 obras da Pinacoteca, de artistas como Portinari, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Lasar Segall, Joaquim Lopes Figueira, Carlos Bastos e Carybé, além de nomes fundamentais no cenário rio-grandense, como Angelo Guido, Xico Stockinger e Glênio Bianchetti.

Durante o período da exposição, será produzido um catálogo virtual contendo audiodescrições das obras, além de serem oferecidas visitas-guiadas em Libras ao público interessado. A partir de março. serão promovidas ações educativas nas escolas públicas de Porto Alegre, buscando atender preferencialmente as localizadas nas regiões periféricas. A proposta contemplará oficinas para instrumentalizar e sensibilizar educadores e estudantes por meio de material pedagógico contendo informações sobre a experiência de visita à exposição. Também será realizada uma palestra sobre o modernismo no Brasil.

A exposição A Ventura do Moderno é realizada pela Associação de Amigos das Pinacotecas de Porto Alegre e Prefeitura de Porto Alegre. O projeto é apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Companhia Zaffari. Apoio da Maison Forestier e agenciamento cultural Trilho Produções. 

A Ventura do Moderno
Pinacoteca Ruben Berta - Rua Duque de Caxias, 973 
abertura: quarta-feira, 13, às 19h
visitação: até 4 maio de 2018, de segunda a sexta, das 10h às 18h
acervo@smc.prefpoa.com.br / [55] (51) 3289 8292



/artes

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170