Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Dilan Camargo visita escola pelo programa Adote um Escritor

07/12/2017 18:32:56

Foto: Manoelle Duarte/Divulgação PMPA
Poeta conversou com as crianças da Emei Florência Socias

Poeta conversou com as crianças da Emei Florência Socias

Nesta quinta-feira, 7, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Florência Vurlod Socias, no bairro Restinga, recebeu o escritor e poeta Dilan Camargo pelo Programa Adote um Escritor. Durante o ano, os alunos de todas as turmas trabalharam alguns livros do autor, entre eles: Brincriar, Bamboletras, Um Caramelo Amarelo Camarada, O Embrulho do Getúlio e O Vampiro Argemiro.
 
Logo no corredor de entrada da escola é possível ver o resultado do trabalho de educadores e alunos, com vários painéis com desenhos, pinturas e fotos que retratam as poesias de Dilan Camargo. Conforme a coordenadora pedagógica da Emei Florência Socias, Cristine Roos, é a partir da interação da criança com os livros que surge o trabalho, pois os alunos eram convidados a viver as histórias fora das salas de aula, fazendo releituras das poesias. “É um convite à imaginação”, afirma.
 
Em um dos trabalhos, sobre o poema Bruxa Carocha, do livro Brincriar, as crianças citam os lugares para onde a vassoura da bruxa poderia levá-los. Com a imaginação correndo solta, alguns iriam desde a praia, passando pelo cinema, até a escola.
 
O escritor, que em 2015 foi patrono da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, possui mais de 20 títulos publicados e considera-se um veterano do Programa Adote um Escritor, participou da hora do conto dos alunos. Durante a visita, falou seu mantra pessoal: “leitura e rapadura fazem bem a toda criatura, leitura mais que rapadura”.
 
O programa de leitura Adote um Escritor foi criado em 2002 com o objetivo de incentivar a leitura nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e funciona a partir do repasse anual de verbas pela Secretaria Municipal de Educação. Após a leitura e a realização de atividades pedagógicas relacionadas obras literárias do escritor escolhido, ocorre a visita do autor adotado, permitindo o contato direto com os alunos.  


/adote_um_escritor /ensino /escolas

Texto de: Vitória Garcia (estagiária) / Supervisão: Cristina Lac
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170