Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Marchezan busca recursos para Educação e melhorias na Saúde

07/12/2017 19:18:05

Foto: Divulgação/PMPA
Prefeito reuniu-se com secretário do Ministério da Saúde, Francisco Figueiredo

Prefeito reuniu-se com secretário do Ministério da Saúde, Francisco Figueiredo

No segundo dia de viagem a Brasília, o prefeito Nelson Marchezan Júnior reuniu-se nesta quinta-feira, 7, com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, e com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo. No Ministério da Fazenda, Marchezan tratou sobre a liberação do financiamento de U$$ 80 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que será destinado à qualificação da rede pública municipal de ensino. Já no Ministério da Saúde, o prefeito solicitou a continuidade do Projeto Proadi-SUS para a manutenção da operação do Hospital Restinga e Extremo-Sul. 

O financiamento do BID irá qualificar a educação no município, em um projeto que envolve ações em três eixos: reforma nos prédios onde estão instaladas as escolas da rede municipal e também das comunitárias, que funcionam em prédios da prefeitura; ações de caráter pedagógico para a produção de indicadores, avaliação do sistema e formação de docentes para melhorar a proficiência dos alunos em português e matemática e a qualificação da Secretaria Municipal de Educação (Smed) com vistas a melhorar o sistema de educação do município.  
 
Saúde - No Ministério da Saúde, Marchezan solicitou ao secretário Francisco de Assis Figueiredo a continuidade do Proadi-SUS no Hospital da Restinga e Extremo Sul. A permanência do Hospital Moinhos de Vento como mantenedor da instituição na Restinga permitirá a ampliação, ao longo de 2018, das ações oferecidas pelo estabelecimento do Extremo Sul, incluindo UTI, bloco cirúrgico e ampliação dos leitos de internação.

O prefeito também convidou o ministro e o secretário para o lançamento do Projeto Proadi-SUS de Integração e Ampliação da Telessaúde para Apoio e Qualificação da Regulação Ambulatorial, parceria entre o Ministério da Saúde, a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospitalar Sírio Libanês, TelessaúdeRS-UFRGS e Prefeitura de Porto Alegre. Este projeto trará o TelessaúdeRS-UFRGS e o Hospital Sírio-Libanês para apoiar a Secretaria Municipal de Saúde na redução das listas de espera por consultas ambulatoriais no SUS. No Estado, um projeto similar reduziu de 170 mil para 60 mil o número de pessoas em lista de espera por consultas.


/educacao /saude

Texto de: Caren Moraes
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170