Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Voz e violão na Pinacoteca Ruben Berta nesta quarta-feira

12/01/2018 09:11:00

Foto: Carlos Sillero/Divulgação PMPA
O violonista Tiago Oliveira abre a temporada deste ano

O violonista Tiago Oliveira abre a temporada deste ano

Foto: Fabrício Simões/Divulgação PMPA
A mezzo-soprano Luciane Bottona participa do recital de abertura

A mezzo-soprano Luciane Bottona participa do recital de abertura

O início da temporada 2018 do projeto Clássicos na Pinacoteca será marcado por um recital de voz e violão nesta quarta-feira, 17. No sobrado tombado como patrimônio histórico que abriga a Pinacoteca Ruben Berta, a mezzo-soprano Luciane Bottona e o violonista Tiago Oliveira irão interpretar composições do espanhol Isaac Albéniz (1860-1909), Federico García Lorca (1898-1936), Manuell de Falla (1876-1946), Federico Moreno Torroba (1891-1982) e Joaquín Rodrigo (1901-1999). 

Saiba mais sobre os músicos:

Tiago Oliveira - Bacharel e Licenciado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), teve como orientadores Jusamara Souza, Flávia Domingues Alves e Márcio de Souza. Realizou aulas de aperfeiçoamento com Eduardo Isaac (Argentina), Eduardo Castañera (Argentina) e Thiago Colombo (Brasil). Também participou de master classes com musicistas de grande destaque nacional e internacional, como Abel Carlevaro (Uruguai), Frank Bungarten (Alemanha), Felix Renggli (Suíça), Eduardo Fernandez (Uruguai), Mario Ulloa (Costa Rica), Henrique Pinto (Brasil), Eduardo Meirinhos (Brasil) e Daniel Wolf (Brasil).

Já se apresentou em recitais solo e como solista frente a orquestras em diversas cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Destaca-se também pela organização de eventos voltados ao violão de concerto na cidade de Porto Alegre em parceria com o Concurso José Tomás - Petrer/ESP, além de seminários internacionais com participação de alguns dos mais importantes violonistas da atualidade.

Luciane Bottona - Natural de Porto Alegre, a mezzo-soprano Luciane Bottona iniciou seus estudos musicais em 1988 com Lúcia Teixeira e piano com Elda Pires. De 1991 a 1998 estudou canto lírico, interpretação e estilos do repertório operístico e música de câmara em Montevidéu com Juan Carlos Gebelin.

De 1991 a 1995 cursou oficinas de artes cênicas com a atriz e diretora teatral Sônia Pellegrino. Atuou como atriz e cantora de produções teatrais em Porto Alegre. Participou de cursos de canto lírico com os professores: Cláudio Arais Dias (Alemanha), Neidy Thomas (Brasil), Rio Novello (Itália), Laura de Souza (Brasil), Sandro Christopher (Brasil) e Raquel Pierotti (Espanha).

Entre janeiro e fevereiro de 1998 esteve na Universidade de Indiana (EUA), participando de aulas com a soprano Alice R. Hopper. De setembro de 1998 a junho de 1999 cursou o Conservatório N. Rimsky-Korsakov em Saint-Petersburg (Rússia), onde estudou canto lírico com o tenor Igrayr Hanidonyan, piano, teoria e percepção musical.

Realizou numerosos recitais em Montevidéu, Porto Alegre e pelo interior do Rio Grande do Sul. Em seu repertório constam as óperas: "A Flauta Mágica" - Mozart (Papagena e terceira Dama); "Cavalleria Rusticana" - P. Mascagni (Mamma Lucia); "Turandot" - Puccini (Camareira) e The Little Sweep – Benjamin Britten (Miss Baggott); “La Traviata“ – Verdi (Aninna e Flora); "Il Barbiere di Seviglia" - Rossini (Berta) Teatro São Pedro/São Paulo; “Dido & Aeneas” (Dido) – Henry Purcell.

Participou como solista do oratório “Te Deum” de Francisco Braga em Curitiba; “Missa” de Josquin des Pres, em Porto Alegre; “Gloria” de Antonio Vivaldi, em Porto Alegre e interior do Rio Grande do Sul; “Missa brevis Sancti Joannis de Deo” de Haydn, em Porto Alegre. Cantou, junto com a Ospa, a “Missa em Louvor a Santa Cecília” de Charles Gounod em dezembro de 1997 na Esplanada da Assembleia Legislativa de Porto Alegre.

Em junho de 2000 participou como docente no 11º Painel Conesul de Regência Coral, realizado pela Federação de Coros do Rio Grande do Sul. Vencedora do 8º Cia Ópera São Paulo International Festival realizado no Teatro São Pedro, em São Paulo, em setembro de 2004.


Recital de Voz e Violão

Programa 

Isaac Albéniz

(Espanha, 1860 - França, 1909)

 

Astúrias

*Tiago Oliveira

Federico García Lorca

(Espanha, 1898 - 1936)

Anda Jaleo

Zorongo

El cafe de chinitas

Los cuatro muleros

Los Reyes de la Baraj

 Manuell de Falla

(Espanha, 1876 - Argentina, 1946)

 

Homenage pour le tombeau de Debussy

*Tiago Oliveira

 

 Federico Moreno Torroba

(Espanha, 1891 - 1982) 

 

Los Mozos de Valdefuentes

Serenita cae la nieve

¿Adonde va la niña?

Caminando por el monte

Rosaura

La vi salir de Marbella

 

Isaac Albéniz

(Espanha, 1860 - França, 1909)

 

Granada

*Tiago Oliveira

Joaquín Rodrigo

(Espanha, 1901 - 1999)

Em Jerez de la Frontera

Adela

De ronda

Coplas del Pastor enamorado

Romance de Durandarte

Músicos 

Luciane Bottona (mezzo-soprano) e Tiago Oliveira (violão)  


Clássicos na Pinacoteca

Recital de voz e violão - com Luciane Bottona (mezzo-soprano) e Tiago Oliveira (violão)

Pinacoteca Ruben Berta, rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico

Quarta-feira, 17, às 18h30

Informações: acervo@smc.prefpoa.com.br (51) 3289. 8292

Ingresso: contribuição espontânea  - lotação: 50 lugares

 

Texto de: Paulinho Beccon
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170