Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Secretário participa de ato que busca fortalecer a Segurança

11/01/2018 17:41:17

Foto: Karina Viana/ Palácio Piratini/ Divulgação PMPA
Senisse foi um dos signatários do documento

Senisse foi um dos signatários do documento

O secretário municipal de Segurança, Kleber Senisse, foi um dos signatários do documento assinado pelo governador José Ivo Sartori que sancionou, nesta quinta-feira, 11, uma série de medidas que buscam modernizar a estrutura das instituições da área da Segurança Pública no Rio Grande do Sul.

Entre os projetos de lei estão a isenção de ICMS para compra de veículos e equipamentos, a criação do Fundo Comunitário Pró-Segurança, as normas de segurança para estabelecimentos bancários, as ações de ampliação de efetivo e o reaproveitamento de servidores. As mudanças foram propostas após um ano de diagnóstico e estudos de viabilidade feitos pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e suas corporações: Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), e Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Para o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, é preciso enfrentar os problemas com determinação e coragem, e os projetos sancionados representam isso. Entre as ações está o reaproveitamento de servidores e o chamamento de aposentados para algumas atividades. “Precisamos fortalecer a atividade-meio, não com aqueles que deveriam estar na ponta da atividade de Segurança Pública. E esses projetos vão fazer com que isso aconteça”, garantiu.

Senisse destacou como um grande avanço a isenção do ICMS para compra de veículos e equipamentos por pessoas físicas ou jurídicas, com doação para a Segurança Pública. “Dessa forma a iniciativa privada vai poder aumentar a parceria que já realiza, adquirindo bens para ajudar toda a comunidade. Este modelo será utilizado pelo Fundo Municipal de Segurança, aprovado recentemente pela Câmara de Vereadores”, afirmou o secretário. 

 

Texto de: Leonardo Caldas Vargas
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170