Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Servidores do estado têm formação sobre gestão de resíduos

12/01/2018 13:12:34

Foto: Divulgação/ PMPA
Palestra ocorreu no Núcleo de Abrigo Residencial e Institucional Ipanema

Palestra ocorreu no Núcleo de Abrigo Residencial e Institucional Ipanema

Técnicos do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão integrante das secretarias municipais de Serviços Urbanos e do Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizaram palestra nessa quinta-feira, 11, no Núcleo de Abrigo Residencial e Institucional Ipanema. O objetivo da atividade foi capacitar o público interno dos núcleos para saber identificar os diversos tipos de resíduos existentes, as formas como devem ser separados e como descartá-los conforme as normas ambientais do município.
 
As unidades pertencem à Fundação de Proteção Especial (FPE), instituição da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, que administra a execução de medidas de proteção às crianças e aos adolescentes em situação de risco pessoal e social. A formação dos 900 servidores faz parte do processo de implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos na entidade.
 
De acordo com a coordenadora de Apoio Estratégico da FPE, Elisandra Nunes Moreira, a ideia é trabalhar a conscientização sobre o manuseio dos resíduos. “Na zona Norte, uma educadora já trata do tema. A parceria com o Departamento permitirá expandir a todos os núcleos, para que mais pessoas sejam multiplicadoras do conhecimento”, esclareceu Elisandra.
 
“A gestão dos resíduos não é competência exclusiva do departamento. Somos consumidores, geramos resíduos todos os dias e temos que saber como manejá-los. Uma das maneiras que podemos contribuir é reduzindo o consumo de produtos com muitas embalagens. Trata-se de uma mudança de hábitos. Um detalhe importante que a Política Nacional de Resíduos Sólidos trouxe é a responsabilidade compartilhada. Assim, quando compramos uma bolacha, temos que descartar corretamente a embalagem”, explicou a coordenadora de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Patrícia Antunes Russo.
 
A FPE tem oito Núcleos de Abrigos Residenciais e Institucionais em Porto Alegre e um Centro Social em Taquari, com atendimento de contra turno escolar. Mais de 400 acolhidos, desde bebês até adultos, estão sob a proteção da entidade.


/residuos

Texto de: Maria Inês Mello
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170