Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Prefeitura recebe UTI Móvel para atendimento de urgência

14/02/2018 16:46:09

Foto: Brayan Martins/ PMPA
Novo veículo vai integrar a base do Samu na Capital

Novo veículo vai integrar a base do Samu na Capital

Foto: Brayan Martins/ PMPA
Prefeito em exercício destacou a importância do serviço

Prefeito em exercício destacou a importância do serviço

A partir desta quarta-feira, 14, Porto Alegre conta com mais uma UTI móvel para reforçar o atendimento de urgência dos cidadãos. O veículo foi adquirido através de emenda parlamentar da senadora Ana Amélia Lemos e entregue ao prefeito em exercício Gustavo Paim, em ato no Paço Municipal, e vai integrar a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Gustavo Paim destacou a importância do serviço e falou que o governo tem entre suas prioridades a qualificação da área da saúde, da segurança e geração de empregos. Segundo ele, o veículo vai contribuir para atender aos que mais precisam. A senadora Ana Amélia destacou a relevância do serviço, principalmente para os mais necessitados, e afirmou que é preciso trabalhar em favor da comunidade.

Conforme o secretário municipal da Saúde, Erno Herzheim, o Samu é um atendimento de urgência democrático, chegando as pessoas que sofrem um acidente grave até os que têm um problema clínico, especialmente os que não têm um plano de saúde. Acrescentou que o novo veículo também vai contribuir para melhorar o tempo de resposta aos atendimentos.

Estiveram presentes os vereadores Monica Leal, Ricardo Gomes, Luciano Marcantonio, além de dirigentes e representantes do segmento da saúde.

O Samu - Porto Alegre foi pioneira no Brasil na instituição do Samu – 192, em 1995. O serviço baseia-se no modelo francês de atendimento pré-hospitalar, com o objetivo de chegar mais rápido ao local da ocorrência para socorrer vítimas, de forma a estabilizar o paciente e transportá-lo ao local adequado. Hoje, a estrutura conta com 15 equipes distribuídas em dez bases pela cidade. São 12 equipes de suporte básico de vida, compostas por técnico ou auxiliar de enfermagem e motorista, além de três equipes de suporte avançado que contam com médico, enfermeiro e motorista. 



/samu /saude

Texto de: Eliane Iensen
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170