Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Videomonitoramento auxilia na recuperação de veículo

16/04/2018 16:11:33

Foto: Divulgação/ PMPA
No sábado, sistema identificou e auxiliou na recuperação de um Gol

No sábado, sistema identificou e auxiliou na recuperação de um Gol

O videomonitoramento, por meio do sistema de Reconhecimento Automático de Placa de Veículo (ALPR), desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), identificou e auxiliou na recuperação de um Gol, no sábado, 14. Localizado pelo sistema de cercamento eletrônico, monitorado pelo Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) e pela  Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS), o veículo foi localizado nas imediações da rua Guilherme Alves. Logo após, o automóvel foi avistado próximo à rua Ramiro Barcelos. O 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) recuperou o carro na rua Gaspar Martins e o indivíduo que praticou o delito, foragido do sistema prisional, foi preso. 


Para o secretário municipal de Segurança, Kleber Senisse, esta é a mostra de que a integração e o videomonitoramento aliados fazem um sistema mais forte. “Estamos todos integrados na luta contra a criminalidade. Vamos investir cada vez mais no videomonitoramento como uma maneira de prevenir incidentes como este. Nossos operadores estão 24 horas de olho nas ruas da Capital”, afirmou.
 
Desde o início do funcionamento, o sistema de videomonitoramento já localizou 195 veículos com ocorrências de roubo, furto e clonagem. Ao todo, são 30 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Os alertas emitidos pela ferramenta são monitorados por agentes do Ceic e da Secretaria de Segurança Pública do RS. Além de auxiliar os órgãos de segurança pública na localização dos veículos, o sistema conta também com um aparato de inteligência que, entre outras funcionalidades, pode indicar mapas que mostram os locais de incidência de roubos e furtos, além de rotas prováveis de veículos monitorados.  
 
A Procempa conta com o apoio da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs) e do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS).

Videomonitoramento
Desde o início de 2017, o Ceic vem assumindo uma nova posição como central de inteligência. A partir da vinculação do Ceic à Secretaria Municipal de Segurança, foram ampliadas as formas de resposta imediata diante de situações que interferem no cotidiano e na segurança da população. Por meio de 1.372 câmeras, o videomonitoramento é realizado 24 horas, sete dias por semana, em conjunto com diversos órgãos municipais. Entre eles estão a Defesa Civil, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Carris, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). Também ocorre uma parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, por meio da Brigada Militar, que é acionada em casos de flagrante. 
 
Guarda Municipal
Com maior atuação na segurança pública, a equipe operacional da Guarda Municipal passou a atuar integralmente no Ceic. Com isso, os agentes ganham a possibilidade de antecipar a resposta em inúmeras situações do dia a dia. Por meio do videomonitoramento a Guarda Municipal também trabalha em ações contra delitos de vandalismo ao patrimônio público ou privado. A partir da implementação da Lei Complementar 832/2018 (Lei Antivandalismo), punições para quem for flagrado depredando podem ocorrer. De forma anônima, a população pode denunciar atos de pichação através do telefone 153.
 


/videomonitoramento

Texto de: Leonardo Caldas Vargas, Mônica Bidese e Amanda Bicca (estagiária)/Supervisão: Leonardo Vargas
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170