Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Cidade Limpa: DMLU realiza homenagem a garis

17/05/2018 16:58:09

Foto: Brayan Martins/ PMPA
Servidores receberam certificados de agradecimento por trabalhos prestados

Servidores receberam certificados de agradecimento por trabalhos prestados

Quatro servidores foram homenageados na solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 17, em comemoração ao Dia do Gari. Direcionado aos servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), o evento ocorreu no auditório do departamento e teve o propósito de reconhecer os colaboradores pelo importante serviço realizado diariamente na cidade. 
 
Uma das homenageadas, Adiles da Fontoura de Moraes, 71 anos, conta com carinho a experiência de trabalhar no DMLU. “Eu criei meus filhos, meus netos, já vou ser tataravó, sempre trabalhando aqui. São 38 anos de serviço no Departamento e, até hoje, quem me encontra no trabalho diz que me vê “faceira”, porque eu sou feliz com o que eu faço”, relata Adiles. 
 
Ela também conta que não se imagina em outro lugar e que a possibilidade de não trabalhar mais lhe causa tristeza. “Quando fiz perícia e o médico me falou que eu não poderia continuar no serviço, chorei. Andei por aqui olhando cada pedaço, tentando decorar pra quando sentisse saudade. O dia em que eu voltei para consultar e ele me liberou para trabalhar, eu fiquei realizada. Aqui é a minha segunda casa, eu conheço todos os cantinhos, todas as árvores... a goiabeira, as flores, tudo é como se fosse meu”, inclui.
 
A cerimônia marcou o início do quarto dia de atividades alusivas à 13ª Semana Cidade Limpa. Os homenageados pelo Dia do Gari (16 de maio) - Adiles da Fontoura, Miguel Tadeu Costa Soares, Paulo Ismael Silva da Cruz e Jacques Corrêa Lemos  - atenderam a critérios de tempo de serviço. Eles receberam certificados de agradecimento pelos serviços prestados, além de miniaturas que simbolizam a profissão. A atividade também contou com atração musical de Jorge Onifade, leitura de poesias, exibição de vídeos com relatos de trabalhadores e, ao final, houve uma confraternização.
 
O diretor-geral do DMLU, René José Machado de Souza, ressaltou a importância da comemoração: “Em eventos como este temos a oportunidade de agradecer pelo trabalho tão relevante que, muitas vezes, passa despercebido pela pressa que nós temos no dia a dia. Graças a estes profissionais, nós dispomos de uma cidade que é referência no quesito de limpeza urbana”, destaca o diretor. 
 
Ainda no turno da tarde desta quinta-feira, seguindo a programação da Semana Cidade Limpa, foi realizado o workshop “Resíduos Sólidos e a Sustentabilidade” voltado para público externo. A capacitação abordou questões como o gerenciamento dos resíduos, a destinação adequada dos mesmos e também a utilização consciente dos recursos naturais. Nesta sexta-feira, 18, estão previstas duas visitas técnicas. Os alunos das universidades Estadual do Rio Grande do Sul e Anhanguera conhecerão as unidades do departamento. Além disso, às 14h, haverá uma formação sobre gestão de resíduos para a associação de vizinhos do bairro Rio Branco. 
 
Cidade Limpa - Instituída pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o período anual de 16 a 22 de maio, a Semana Cidade Limpa tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios, mas também das calçadas que não são públicas. A comunidade em geral é estimulada a participar das ações que buscam incentivar a educação socioambiental. 
 


/dmlu /limpeza_urbana

Texto de: Laura Maria (estagiária) / Supervisão: Andiara Silva
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170