Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Previsão de pautas: quarta-feira, 13 de junho

13/06/2018 08:35:33

FUTURO DAS CIDADES - O prefeito Nelson Marchezan Júnior, na condição de vice-presidente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), participa nesta quarta-feira, 13, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, do Seminário O Futuro das Cidades - Políticas Públicas para Mobilidade Urbana, promovido pelo jornal Valor Econômico, com apoio da FNP.  Marchezan retorna às atividades no Paço Municipal na quinta-feira, 14.

PROCISSÔES - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa bloqueios momentâneos no trânsito durante as passagens das procissões de Santo Antônio, nesta quarta-feira, 13. Na Paróquia Santo Antônio do bairro Partenon, a primeira procissão terá início às 9h, com público estimado em 5 mil pessoas. A passagem dos fiéis acontecerá pelas seguintes ruas: Paulino Chaves, Delfino Riet, Caldre Fião, Tijuca e Pe. Antônio Vieira. Saiba mais.

INTER X VASCO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou esquema de trânsito e transporte para Inter x Vasco da Gama, nesta quarta-feira, 13, no Estádio Beira-Rio, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. A partida inicia-se às 21h45, com previsão de cerca de 30 mil pessoas. A partir de duas horas antes do jogo, oito ônibus Especial Futebol sairão do Largo Glênio Peres (ao lado do Mercado Público), até o estádio. Além da linha especial, mais de 20 linhas regulares atendem a região do estádio pelo corredor da avenida Padre Cacique. Os serviços de lotação, com seis linhas, e de táxi, também serão reforçados.

TESTES DE HIV - Aproveitar o Dia dos Namorados para cuidar da própria saúde e de quem se gosta é o enfoque da campanha Espalhe amor. Compartilhe cuidado., da prefeitura. Nesta terça e quarta-feiras, 12 e 13, seis espaços com exames gratuitos de HIV, sífilis e hepatite C e oito consultórios de atendimento estarão disponíveis à população, com resultados em apenas 30 minutos e orientações de profissionais da área da saúde.  Das 9h às 17h, a programação inclui orientações de prevenção, distribuição de preservativos e atividades interativas no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público Central de Porto Alegre. 

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), segue na semana de 11 a 15 de junho em dez comunidades. O serviço começa às 8h e tem o objetivo de auxiliar o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis e outros objetos de grande volume. Nesta quarta-feira, 13, a ação será realizada nas comunidades Chácara do Banco (bairro Restinga), Ipê São Borja (bairro Sarandi) e Jardim Oliveira (bairro Serraria).

EMPREGOS - Os interessados podem se candidatar a 30 vagas de emprego, das quais 15 para Pessoas com Deficiência (PCDs) que estão abertas na unidade do Sine Municipal, localizada na esquina das avenidas Mauá com Sepúlveda, no Centro Histórico. Os candidatos devem apresentar carteira de trabalho e comprovante de residência. Veja aqui as vagas.

ESPORTES - Uma semana com muitos jogos nos campeonatos municipais promovidos pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer (Diresp). A partir desta quarta-feira, 13, serão realizados mais 17 jogos do Campeonato Municipal de Bocha, categoria Sênior e Principal, em canchas sintéticas e naturais, 26 partidas dos Jogos Abertos de Porto Alegre (Japa) de vôlei infantil e juvenil, três partidas de handebol e três de basquete. Saiba mais.
 
ESCRITÓRIO DE LICENCIAMENTO - Com o objetivo de unificar as atividades e equipes que atuam em prédios separados, o Escritório de Licenciamento, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), está realizando a migração dos setores que se encontram no endereço da Siqueira Campos, 805 (antigo Edifica Poa) para o endereço da Borges de Medeiros, 2244. A mudança, que ocorreu na segunda feira, 11, contemplará as atividades de enquadramento (protocolo de novos projetos) e de triagem e trará benefícios diretos na execução das tarefas. Os requerentes que estiverem em comparecimento devem estar atentos a essa data. Saiba mais.

MORADIA PRIMEIRO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário

CAPITÓLIO –   A  programação da Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta até quarta-feira, 13, cópias restauradas em alta definição de Infância Nua (1968) e Van Gogh (1991), dois filmes essenciais de Maurice Pialat, um dos principais nomes do cinema francês pós-Nouvelle Vague. Em diálogo com Van Gogh, que retrata os últimos meses da vida do pintor holandês, também ganha exibição o filme Últimos Dias, de Gus Van Sant, inspirado e dedicado ao maior ícone do movimento grunge, Kurt Cobain, líder do Nirvana. O valor do ingresso é R$ 10, com meia entrada para estudantes e idosos. Programação desta quarta-feira: 14h - Réquiem para Sra. J; 15h45 - Antes Que Tudo Desapareça; 18h – Infância Nua; 20h – Últimos Dias.

GALERA CURTIÇÃO - Proporcionar momentos de discussão, aprendizagem e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e HIV/Aids, bullying e uso abusivo de álcool e outras drogas está entre os objetivos do Galera Curtição, que este ano está na sexta edição em Porto Alegre.  As inscrições estão abertas até 16 de junho para escolas das redes municipal e estadual da capital gaúcha, que devem elencar até 90 alunos do 7º ao 9º ano para participar. A escola deve indicar também quatro professores responsáveis pela coordenação do projeto na instituição, que serão o canal de contado com a organização do Galera. Para inscrever a escola, acesse o formulário de inscrições no site do Galera Curtição Porto Alegre 2018.

MULTIMEIOS - A programação do Centro Cultural Multimeios Restinga (avenida Ricardo Leônidas Ribas, 75) continua no mês de junho. Na agenda, cursos, oficinas e sessões de cinema. Todas as atividades são gratuitas. Informações e inscrições pelo telefone 3289 6498. Veja aqui a programação.

MOBILIDADE - A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que começaram as intervenções para organizar o trânsito e a circulação, com objetivo de liberar o cruzamento da avenida Farrapos com a rua Santo Antônio. A previsão é concluir os trabalhos até a primeira quinzena de junho.  Com a abertura do canteiro central da avenida Farrapos e a instalação de um semáforo no local, será possível cruzar a Farrapos pela rua Santo Antônio, o que viabiliza o acesso direto da Rodoviária até a avenida Osvaldo Aranha. Já na rua Ernesto Alves, passa a ser permitida apenas a conversão à direita em direção ao Centro. 

RUA RIACHUELO - Em decorrência de determinação judicial, a prefeitura interditou, para veículos e pedestres, parte da rua Riachuelo, imediações do número 1468, ni Centro Histórico, onde existe parte da construção de residência conhecida como Casa Azul. No local, duas paredes de dois andares de altura estão estaiadas (presas por cabos de aço) e ameaçam cair. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloqueou a via, e a Defesa Civil coloca placas indicando o risco de desabamento. A EPTC decidiu bloquear também uma parte da Marechal Floriano Peixoto nas imediações do nº 300. As lotações foram deslocadas para a rua Dr. Flores.

PRECATÓRIOS - O Município de Porto Alegre realiza chamamento de credores para a negociação de precatórios. Serão destinados R$ 30 milhões para pagamento de precatórios por essa modalidade, quase o dobro do destinado em relação ao ano passado. É oferecido o pagamento dos créditos com redução de 40% do valor total devido. Serão convidados a manifestar interesse pela conciliação todos os credores de precatórios submetidos ao Regime Especial. A adesão ao acordo é opcional, e os credores convocados que tiverem interesse na negociação deverão manifestar interesse no período de 1º a 30 de junho de 2018. Os interessados devem entregar formulário preenchido no Protocolo Central da prefeitura (rua 7 de setembro, 1123, 2º andar), das 9h às 16h. Clique aqui para acessar o formulário.

CAMPANHA DO AGASALHO - A Campanha do Agasalho 2018  tem como meta atingir 255 mil peças de roupas novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis, superando a arrecadação do ano passado, 245 mil peças. As doações à campanha, que se estenderá até o dia 23 de agosto, serão encaminhadas para as entidades ligadas à Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc), já beneficiadas em anos anteriores e as que se cadastrarem pelo aplicativo ou site. Em 2017 foram arrecadadas 253.849 peças de roupas, 7.710 calçados, 9.200 fraldas, 9.390kg de alimentos e 378 artigos de higiene. As doações à campanha, que se estenderá até o dia 23 de agosto, serão encaminhadas para as entidades ligadas à Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc), já beneficiadas em anos anteriores e as que se cadastrarem pelo aplicativo ou site. Mais informações neste link.


VACINAÇÃO - A campanha de vacinação contra a gripe  foi prorrogada até 15 de junho e estendida para toda a população de Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém o atendimento em todas as salas de vacina da rede, com horários diferenciados, de acordo com o funcionamento das unidades, sempre de segunda a sexta-feira: nas unidades de saúde, o atendimento vai das 8h às 17h; na US São Carlos e no Centro de Saúde Modelo, das 8h às 22h; e na Clínica de Família da Restinga, das 8h às 20h.

CARNAVAL - Termina na sexta-feira, 15, o período de inscrições para o processo seletivo de oficineiros para o Projeto de Qualificação da Cadeia Produtiva do Carnaval. As inscrições devem ser feitas das 10h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na avenida Independência, 453. O edital poderá ser obtido neste link. Serão selecionados até 94 proponentes e os oficineiros deverão apresentar ao longo do curso, diários de classe, listas de presença e relatórios pedagógicos. Outras informações pelo e-mail: cadeiaprodutiva@portoalegre.rs.gov.br e telefone (51) 3289-8032.

IMIGRANTES - A prefeitura selecionará Organização da Sociedade Civil para prestar apoio no Centro de Referência a Imigrantes de Porto Alegre (Crim POA). Será firmado um termo de colaboração da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), com a organização escolhida pelo período de 12 meses. As interessadas devem entregar a documentação no dia 27 de junho, às 14h, na sede da Diretoria de Direitos Humanos (rua dos Andradas, 1643, 6º andar).

PRÊMIO EPTC - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), por meio da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM), informa que estão abertas as inscrições para 11º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. Pessoas físicas e jurídicas, que estudam ou trabalham no município de Porto Alegre, podem realizar suas inscrições até o dia 17 de agosto. Os trabalhos devem ser entregues na avenida Erico Verissimo, 100, bairro Menino Deus, acompanhados da ficha de inscrição. O objetivo do concurso, aberto ao público, é estimular crianças, jovens e idosos, além de educadores das instituições de ensino, profissionais da comunicação e funcionários da EPTC, a adotarem comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano nas relações do dia a dia da circulação. 

FOOD TRUCKS - Os proprietários e responsáveis pelos food trucks que circulam em Porto Alegre e que já têm alvará aprovado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) têm até 30 de julho para solicitar o alvará de saúde junto à Secretaria Municipal de Saúde/Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde.  São 35 os food trucks que circulam na cidade que contam com alvará da SMDE e que estão aptos a receber o alvará de saúde. Outras informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico alimentos@sms.prefpoa.com.br ou pelo telefone 3289-2441, da Equipe de Vigilância de Alimentos da SMS.

TRANS - A partir de junho, os cartórios vão encaminhar os documentos para novo registro civil com a troca de prenome e gênero de transexuais e transgêneros. Com o objetivo de oferecer um suporte aos interessados, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria dos Direitos Humanos/Coordenação da Diversidade Sexual,  firmou parceria com o Sindicato dos Registradores Civis do RS (Sindiregis) para atender a esta população. Do dia 7 de maio até o dia 4 de junho, a Coordenadoria de Diversidade Sexual fará um pré-cadastro para o encaminhamento dos pedidos de retificação de registro civil de transexuais e transgêneros, para moradores de Porto Alegre e de outros municípios gaúchos. O atendimento será na sede da coordenadoria (rua dos Andradas 1643, 4º andar), das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. 

MORRO DO OSSO - O Parque Natural Morro do Osso, situado na rua Irmã Jacomina Veronese, 170, disponibiliza agendamento às instituições de ensino e grupos de pesquisa para visitas orientadas a fim de apresentar a biodiversidade do local e incentivar a preservação ambiental. As atividades incluem palestra de contextualização sobre a função e a importância da unidade de conservação, além de um passeio pela trilha ecológica interpretativa do parque. As visitas guiadas ocorrem às quartas-feiras, nos turnos da manhã (das 9h às 12h), e nas sextas-feiras, pela turno da tarde (das 14h às 17h). Nos sábados, os passeios acontecem das 9h às 12h e à tarde, das 14h às 17h. Informações e agendamento de visitas podem ser feitos pelos telefones (51) 3289-5070 / (51) 3289-5071 ou pelo e-mail morrodoosso@smam.prefpoa.com.br.

MICRORREVOLUÇÕES URBANAS - Estão abertas até 17 de agosto as inscrições para o 3º Desafio Microrrevoluções Urbanas promovido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), por intermédio da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM). O concurso, direcionado a alunos de instituições do Ensino Superior, incentiva o desenvolvimento de projetos ligados à mobilidade de Porto Alegre e das demais cidades do Estado, contribuindo para promover e qualificar o bem-estar e a qualidade de vida da população. Os trabalhos focam os usuários do sistema de circulação como protagonistas na construção de um novo cenário para a mobilidade nas cidades, propondo soluções simples e viáveis para problemas cotidianos de mobilidade urbana. Informações no e-mail projetouniversidades@eptc.prefpoa.com.br

CENTRO PAULO FREIRE - O Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (CMET) Paulo Freire, no bairro Santana, promove oficina de teatro e cursos de música gratuitos para os alunos da rede municipal de ensino de Porto Alegre e membros da comunidade geral. As inscrições para os cursos de música estão encerradas mas as aulas de flauta doce e transversal, saxofone, contrabaixo e coral permanecerão com vagas abertas até serem preenchidas - não há mais vagas para violão, cavaquinho, percussão, técnica vocal, canto livre e teoria e percepção musical. Da mesma maneira funcionam as inscrições da oficina de teatro, que estarão disponíveis enquanto houver vagas. Pessoas a partir de 15 anos podem se inscrever  na secretaria da CMET Paulo Freire, localizada na rua Santa Terezinha, 572, ou pelo telefone 3227-4365.
 
AÇORIANOS DE TEATRO - Estão abertas até o dia 26 de novembro as inscrições para os prêmios Açorianos de Teatro e Tibicuera de Teatro Infantojuvenil de 2018. Para concorrer aos prêmios, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico disponível no blog Mais Teatro, onde também é possível acessar o edital. Inscritos no projeto Novas Caras automaticamente concorrem ao prêmio Revelação 2018. 

AÇORIANOS DE DANÇA - O Prêmio Açorianos de Dança 2018, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, está com as inscrições abertas de 10 de maio a 15 de dezembro para espetáculos, performances, produções e projetos estreados em Porto Alegre no ano de 2018. As inscrições devem ser realizadas no Centro de Dança – Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na av. Erico Veríssimo, nº 307, ou pelo email dancasmc@gmail.com, através do preenchimento da ficha de inscrição disponível nos anexos do edital do prêmio disponível no site da prefeitura.

BANDA MUNICIPAL - A mostra A Banda e a Cidade está no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (João Alfredo, 582, Cidade Baixa). Enfoca a história da Banda Municipal de Porto Alegre, fundada em 1925, no governo de Otávio Rocha. O público poderá conhecer instrumentos musicais e antigos uniformes, além de partituras e imagens. A entrada é franca.  A primeira apresentação da Banda Municipal ocorreu no palco do Theatro São Pedro, em 13 de junho de 1926, sob a regência do maestro José Leonardi. Após a construção do antigo auditório Araújo Vianna, localizado na Praça Marechal Deodoro, as apresentações ocorriam duas vezes na semana, aos domingos e quartas-feiras. Visitação até 30 de setembro. Horários: segunda-feira das 13h às 17h30. De terça a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h30.

TEMPO DAS COISAS - A Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura apresenta a segunda parte da exposição O Tempo das Coisas. Denominada Módulo 2, a mostra ocorre na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico). A visitação vai até 27 de julho, de segunda a sexta-feira, das10h às 18h, com o último acesso às 17h30. A entrada é franca. O tempo das coisas - módulo 2 apresenta obras dos artistas contemporâneos Antônio Augusto Bueno, Bruno Borne, Frantz, Paulo Nenflídio, Túlio Pinto, do russo Fyodor Pavlov-Andreevich e do duo Ío (formado por Laura Cattani e Munir Klamt). 

PREVISÃO DO TEMPO - Ar seco e frio de origem polar garante o tempo firme e com presença de sol e nuvens. O vento sopra fraco a ocasionalmente moderado do quadrante Oeste. A temperatura estará baixa e faz frio durante todo o dia. Mínimas entre 7°C e 9°C e máximas entre 12ºC e 14°C.

 


/comunicacao /pautas

Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170