Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Saúde leva prevenção e testes rápidos ao Largo Glênio Peres

12/06/2018 18:35:37

Foto: Cesar Lopes/ PMPA
Foram atendidas 425 pessoas e realizados 1.275 exames

Foram atendidas 425 pessoas e realizados 1.275 exames

Foto: Cesar Lopes/ PMPA
Ação ocorre novamente nesta quarta-feira, 13, das 9h às 17h, no mesmo local

Ação ocorre novamente nesta quarta-feira, 13, das 9h às 17h, no mesmo local

Diagnosticar infecções sexualmente transmissíveis, com dicas de prevenção e orientações de saúde, foi o mote da campanha Espalhe amor. Compartilhe cuidado, da prefeitura, pelo Dia dos Namorados. Na manhã desta terça-feira, 12, a chuva intensa acabou reduzindo a procura por testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, Centro de Porto Alegre. Até as 13h, haviam sido realizados exames em 180 pacientes. Mas o movimento aumentou à tarde, fechando o dia com 425 pessoas atendidas e a realização de 1.275 exames, sendo tratados 31 casos de sífilis com a aplicação de penicilina. (fotos)
 
A ação ocorre novamente nesta quarta-feira, 13, das 9h às 17h, com seis espaços de coleta de sangue e oito consultórios com profissionais de saúde que orientam quanto a tratamento e prevenção. Para chamar a atenção do público, dois cupidos distribuem preservativos e convidam as pessoas a fazer os exames, com resultados em apenas 30 minutos. Com isso, o objetivo é reduzir as taxas das infecções na capital gaúcha. 

A campanha de conscientização promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca a importância dos testes rápidos para identificar a presença de infecções sexualmente transmissíveis e, em caso de contágio, dar início ao tratamento o mais cedo possível. Além disso, busca chamar a atenção de pessoas entre 20 e 39 anos, faixa etária com maior incidência de HIV/Aids em Porto Alegre, enfatizando o uso de preservativo na relação sexual, já que usar camisinha ainda é o método mais seguro para evitar a transmissão.

HIV e Aids –
Segundo boletins epidemiológicos publicados anualmente pelo Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul e Porto Alegre apresentam, há mais de uma década, as maiores taxas de incidência, prevalência e mortalidade por Aids do país. Com base no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), dos casos de HIV e de Aids em pessoas com 13 anos ou mais, residentes de Porto Alegre, foram diagnosticados mais de 10.362 casos de pacientes infectados pelo vírus HIV (somando casos de HIV e de Aids) entre janeiro de 2013 e abril de 2018. A faixa etária mais acometida é dos 20 aos 39 anos, em indivíduos do sexo masculino (60,3% de todos os casos infectados pelo vírus HIV nos últimos cinco anos são do sexo masculino e 39,7% são do sexo feminino) e com escolaridade entre 5ª e 8ª série incompleta do ensino fundamental.

Campanha pelo Dia dos Namorados no Largo Glênio Peres
Espalhe amor. Compartilhe cuidado
Terça e quarta-feiras, 12 e 13 de junho, das 9h às 17h
Testes rápidos gratuitos e orientações de prevenção para infecções sexualmente transmissíveis

Os testes rápidos também são disponibilizados à população nas unidades de saúde de referência, incluindo pessoas em situação de rua. 



/hepatites /hiv_aids /sifilis

Texto de: Vanessa Conte
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170