Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Loteamento Santa Terezinha recebe ação contra trabalho infantil

12/06/2018 18:40:29

Foto: Mariana Caldieraro / Divulgação PMPA
Objetivo foi conscientizar a população para os prejuízos a crianças e adolescentes

Objetivo foi conscientizar a população para os prejuízos a crianças e adolescentes

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi realizado nesta terça-feira, 12,  evento no Centro Esportivo Cultural Transformação, no Loteamento Santa Terezinha, na região Centro, que reuniu centenas de crianças e adolescentes, familiares e educadores. Foi uma festa com roda de conversa, contação de histórias para crianças, divulgação de vídeo e músicas sobre trabalho infantil, bem como apresentação de trabalhos produzidos pelas crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Também foram apresentados esquetes teatrais e houve entrega de revistas e material informativo do Junho Vermelho de Erradicação ao Trabalho Infantil.

A ação teve como objetivo sensibilizar e informar a população para a análise do que representa o trabalho infantil e os prejuízos causados a curto e longo prazo na formação de crianças e adolescentes. “A finalidade é o envolvimento de importante parcela da população com informações e orientações das possibilidades de auxiliar na superação dessa grave violação de direitos, fortalecendo a rede de apoio“, enfatiza Marisa Batista Warpechowski, assistente de coordenação da Proteção Social Especial da Fasc.

Durante a tarde teve esquete do Projovem, brinquedos infláveis, cama elástica e carrocinhas de pipoca e algodão doce, e mesa com tintas para pintura e desenhos. A iniciativa da Fasc, em conjunto com a Comissão Municipal da Erradicação do Trabalho Infantil (Competi), foi planejada pela Aicas, entidade parceira através dos serviços de Abordagem Social Ação Rua, e pelo Serviço de Atendimento Familiar - SAF Floresta, por meio do projeto Cultura D(N)A Rua 2. Contou com o apoio da rede de atendimento Estratégia Saúde da Família do Santa Marta, a Escola Municipal de Educação Infantil Menino Jesus e Centro Social Marista que levaram atividades à quadra de esportes da comunidade. Fez sucesso a Banda Ekos, formada por meninos e meninas, resultado das oficinas oferecidas pela Rede Marista.

O trabalho infantil se caracteriza por qualquer atividade econômica e de sobrevivência realizada por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos de idade. Quem quiser contribuir na prevenção e identificação do trabalho infantil deve ligar para a Central de Abordagem da Fasc: (51) 3289-4994. A partir das informações da comunidade, a abordagem será realizada pela equipe de território mais próxima do local.

/assistencia_social

Texto de: Gladis Ybarra
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170