Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Marchezan participa de seminário que debate o futuro das cidades

13/06/2018 15:58:40

Foto: Divulgação FNP /PMPA
Prefeito defendeu a reformulação do Plano Diretor de Mobilidade das cidades

Prefeito defendeu a reformulação do Plano Diretor de Mobilidade das cidades

O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou, durante a manhã desta quarta-feira, 13, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, do seminário O Futuro das Cidades – Políticas Públicas para Mobilidade Urbana, promovido pelo jornal Valor Econômico, com apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Marchezan, que é vice-presidente de Ciência, Tecnologia e Inovação da FNP, foi um dos debatedores do painel que tratou do tema da Regulamentação do Transporte Via Aplicativos - O Papel dos Municípios.

“Buscar uma visão de futuro sobre o que vai ocorrer na mobilidade é um grande desafio, e a reformulação do Plano Diretor de Mobilidade das cidades é importante e necessária para acompanhar o processo”, observou o prefeito. Marchezan destacou que, na capital gaúcha, o novo Plano Diretor está sendo feito em parceria com a ONG WRI Cidades. Ele lembrou que Porto Alegre foi o primeiro município a regulamentar o serviço de aplicativos após a Lei Federal 13.640, de março de 2018, que normatizou o transporte remunerado privado individual de passageiros. Para o prefeito, a estrutura jurídica não pode impedir a evolução da sociedade. “A vida real acontece antes da estrutura jurídica.”

Planejamento - O evento teve dois painéis. No primeiro, o tema abordado foi o Planejamento das Cidades do Futuro e a Economia do Compartilhamento, tendo como moderador o editor das revistas Época Negócios e Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Marcelo Moura, e a participação do CEO e Fundador da Tembici Urbanista, Tomás Petti Martins; do deputado federal Thiago Peixoto; e do Fundador do Urbem - Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole, Philip Yang.

No segundo painel, que tratou da regulamentação dos aplicativos e contou com o prefeito da capital gaúcha, os debatedores foram o secretário de Estado de Mobilidade do Distrito Federal, Fábio Ney Damasceno; o vereador Police Neto, da Câmara de São Paulo; o head de Relações Institucionais da 99, Paulo Dallari; e o professor de Direito Administrativo na Universidade de São Paulo e advogado, Gustavo Justino de Oliveira.



/mobilidade

Texto de: Paulo Ricardo Fontoura
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170