Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Hospital entrega reforma de salas da UTI neonatal

13/06/2018 18:30:05

Foto: Cesar Lopes/ PMPA
Três salas da UTI foram reformadas, sem interrupções no atendimento

Três salas da UTI foram reformadas, sem interrupções no atendimento

Foto: Cesar Lopes/ PMPA
Evento teve a presença do secretário e de entidades que viabilizaram a obra

Evento teve a presença do secretário e de entidades que viabilizaram a obra

Bebês prematuros internados da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) ganharam três salas de atendimento reformadas, em ambiente qualificado. Durante três meses de trabalho, sem interrupções no atendimento aos recém-nascidos, foram realizadas renovação da rede elétrica, reboco, pintura geral, retirada de azulejos e troca de madeiras, com a instalação de novas prateleiras em MDF e luminárias compatíveis com as necessidades do serviço. A entrega ocorreu nesta quarta-feira, 13, com a participação do secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, do adjunto, Pablo Stürmer, e da diretora da instituição, Adriani Galão. (Fotos)

A iniciativa resulta de ação conjunta entre a Associação de Amigos do HMIPV e a Confraria dos ex-dirigentes de Clubes Sociais de Porto Alegre, que repassou o valor de R$ 10.300,00 arrecadados com jantares beneficentes promovidos em 2017. Já a realização da obra ficou a cargo da equipe de manutenção predial do hospital, coordenada pelo servidor municipal Jorge Pinheiro. Com 32 anos de trabalho na prefeitura, Jorge dedica os últimos 12 anos à melhoria dos ambientes do HMIPV. "Gosto muito de poder trabalhar aqui e contribuir para resolver o que for preciso", diz ele, que foi homenageado pela associação e direção do hospital. Tanto o secretário quanto a direção do hospital agradeceram às representantes da confraria, Iara Malta e Marlene Ribas, e à presidente da associação, Deise Ramos Cunha, presentes ao evento, bem como à equipe de profissionais que atuam no serviço.

A UTI neonatal do HMIPV atende bebês prematuros e recém-nascidos com patologias clínicas ou cirúrgicas variadas. São oito leitos de cuidados intensivos e 12 de cuidados intermediários, além de uma sala de isolamento. Conta com equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, nutricionistas, estimuladora precoce, psicólogas e terapeuta ocupacional, além de médicos residentes. Funciona 24 horas por dia, durante o ano inteiro, no 9º andar do Bloco A do hospital.

Materno Infantil - Instituição que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde, o HMIPV é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e localiza-se na avenida Independência, 661. Constitui-se de três blocos que abrigam assistência hospitalar, serviços de apoio estruturais, manutenção e oficinas, serviços ambulatoriais e administrativos, além de um prédio anexado ao hospital, onde funciona o Serviço de Atendimento Especializado (SAE Hepatites).
 
Especializado no atendimento materno infantil, é considerado Hospital Amigo da Criança pelo Ministério da Saúde. Conta com Hospital Dia/Patologia da Gestação, para atendimento de pré-natal de risco, Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, com diversos tipos especiais de vacinas, além do Mamãe Canguru, criado pelo Ministério da Saúde em 2000 com o objetivo de restaurar o vínculo mãe-bebê para os recém-nascidos prematuros que precisam de atenção e cuidados redobrados. Também possui o Programa de Assistência Integral à Gestante Adolescente, que oferece assistência ambulatorial a gestantes de até 17 anos.

Texto de: Vanessa Conte
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170