Prevenir acidentes e atropelamentos, com uma circulação mais qualificada, sem paradas em filas duplas junto à escola. Esta será a pauta da reunião desta quarta-feira, 4, às 9h, no Colégio Província de São Pedro, rua Marechal Andréa, 345, bairro Bela Vista. No encontro, com a presença de professores da escola, participarão engenheiros da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), agentes da área de educação para o trânsito e também da equipe de fiscalização, que monitoram a região diariamente.
O encontro faz parte do Projeto Escola Amiga da EPTC, onde já estão engajadas cerca de 60 representações de ensino público e privado, dos níveis pré, fundamental e médio. O objetivo do projeto, criado em 2017, pela Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM), é motivar professores, alunos e pais na missão de promover o trânsito seguro nas comunidades escolares, a partir de ações permanentes de educação para o trânsito.
O representante da CEM, Diego Marques, explica as etapas de implantação do projeto. “Realizamos um contato inicial com as escolas propondo uma reunião pedagógica envolvendo a direção e corpo docente, com apresentação do projeto e convite para adesão à iniciativa. Posteriormente acontece a assinatura do termo de adesão ao projeto. Segue a realização de uma oficina de transversalidade com o tema Educação para o Trânsito, com professores interessados na participação do projeto. Buscamos, também, sensibilizar alunos e pais sobre suas percepções em relação à mobilidade no entorno das escolas”, afirma.
O projeto implica na realização de palestras dos agentes nas escolas, atividades lúdicas, rodas de conversa com alunos, pais e professores, além de apresentações de esquetes teatrais sobre trânsito seguro. Cada escola envolvida no projeto recebe a placa “Escola Amiga da EPTC”. Mais informações: fone 32894484 ou pelo site educ@eptc.prefpoa.com.br
Texto de: Claudio Furtado
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.