Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Coleta Itinerante de Resíduos Eletrônicos recolhe 634 quilos

03/07/2018 17:03:15

Foto: Divulgação/PMPA
Capital também possui nove pontos fixos destinados ao recebimento de materiais

Capital também possui nove pontos fixos destinados ao recebimento de materiais

A Coleta Itinerante de Resíduos Eletrônicos realizada no sábado, 30, no estacionamento do Lindoia Shopping, recolheu 634 quilos de materiais inutilizados. A iniciativa ocorre devido à parceria entre o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), e a empresa Trade Recycle. 


No local foram entregues eletrônicos diversos, como por exemplo: TVs, monitores, CPUs, máquina de secar roupas, impressoras, rádios, teclados, cabos e periféricos caídos em desuso. Quando esses resíduos são descartados corretamente, é possível evitar a contaminação com as sustâncias perigosas que estes objetos possuem, como chumbo e mercúrio, além de possibilitar o reaproveitamento de suas peças. 

A coordenadora de Resíduos Sólidos da Smams, Rosele Neetzow, explica que quando dispostos em locais inadequados e sem controle, esses materiais causam poluição no solo e nos corpos d´água. Dessa forma, contaminam a flora e a fauna da região, podendo chegar até as pessoas através dos elos da cadeia alimentar. 

“Os eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das famílias e das empresas. Esta parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura possibilita que seja dado o destino correto a estes resíduos, inclusive com sua possível reutilização pela indústria”, afirma também o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

O manejo e a disposição correta evitam a extração de recursos naturais, possibilitam o destino mais nobre dos equipamentos e preservam a saúde pública. Além da Coleta Itinerante, Porto Alegre também possui nove pontos fixos destinados ao recebimento de materiais eletrônicos. Clique aqui para verificar quais são os locais para esse tipo de descarte. Resíduos não recolhidos pela Coleta Itinerante de eletrônicos: toner, CDs, disquetes, fitas cassete, gabinetes de computadores sem componentes, lâmpadas e pilhas.
 


/coleta_itinerante

Texto de: Laura Maria (estagiária)/Supervisão: Adriana Machado
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170