Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Menos acidentes, mortes e feridos no trânsito da Capital

09/07/2018 15:28:31

Foto: Luciano Lanes/PMPA
Redução geral ocorreu na comparação com o primeiro semestre de 2017

Redução geral ocorreu na comparação com o primeiro semestre de 2017

O primeiro semestre de 2018 encerrou com redução geral da acidentalidade no trânsito na Capital, na comparação com o mesmo período do ano passado. Houve redução de 9% em acidentes (5.451 a 6.035); menos 9% em feridos (2.376 a 2.611); e menos 10% em vítimas fatais (42 a 47). Entre as 42 mortes, 22 casos estiveram relacionados às motos, sendo 15 condutores, um carona e seis pedestres vítimas de atropelamentos. Na comparação entre junho deste ano com junho de 2017, aconteceu redução de 16% no total de acidentes (856 a 1.021); menos 6% em feridos (403 a 429); e menos 33% em vítimas fatais (6 a 9). Os dados são da Coordenação de Informações de Trânsito (CIT) da EPTC.
 
Mesmo com a redução geral no quadro da violência no trânsito deste ano, a maior preocupação da EPTC está, ainda, no elevado número de acidentes, muitos com vítimas fatais, relacionados à circulação das motocicletas. Em razão desta realidade, a EPTC programou para este mês uma série de atividades educativas com foco específico nas motos, em abordagens e distribuição de material informativo com dicas de pilotagem com menos riscos, além da realização de palestras e vistorias gratuitas de itens de segurança.
 
Marcelo Soletti, diretor-presidente da EPTC, avalia os números da acidentalidade no trânsito deste primeiro semestre em Porto Alegre: “A redução da acidentalidade demonstra que se consolida, em toda a população, um processo de conscientização de um maior respeito nas relações do trânsito, com mais segurança para todos, condutores e pedestres. O trabalho por uma circulação com menos conflitos é permanente, por intermédio de iniciativas do poder público, mas necessariamente, também, com apoio de todos os segmentos da sociedade. Durante este mês vamos focar bastante em ações pela segurança envolvendo a circulação das motocicletas. Certamente precisamos evoluir muito, ainda, nesta autêntica e permanente missão pela preservação da vida”.

A programação de atividades com motos inicia-se sexta-feira, 13, das 14h às 16h, com vistoria gratuita de motos (oito vagas), na sede da EPTC, rua João Neves da Fontoura nº 7, portão 3 (rampa). A ação envolve a vistoria de diversos itens, principalmente vinculados à conservação e segurança do veículo. Serão disponibilizadas a aferição de pressão arterial dos condutores e outras orientações médicas para evitar riscos de quedas. As vistorias serão repetidas em julho, sempre com reservas no site www.eptc.com.br. Nas vistorias, os agentes de educação para o trânsito distribuirão material informativo com dicas para pilotagem segura.


/acidentes /eptc /transito

Texto de: Claudio Furtado
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170