Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Novo hospital deve abrir leitos de saúde mental ainda neste mês

10/07/2018 16:11:27

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente visitaram as obras

Vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente visitaram as obras

O novo hospital de Porto Alegre, com atendimento totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), se aproxima da conclusão das obras. Na manhã desta terça-feira, 10, vereadores membros da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) visitaram as obras no local. O Hospital Santa Ana, no bairro Teresópolis, entrará em funcionamento em três fases – a primeira deve ser entregue ainda no mês de julho. A previsão é que a instituição esteja totalmente operacional, com 208 leitos, entre setembro e novembro deste ano.

 
No primeiro estágio da obra a ser inaugurado serão 28 leitos de saúde mental voltados a adolescentes de até 18 anos, no bloco, autônomo, denominado Bloco Auxiliar - área de 1,7 mil m². No local ainda irá funcionar o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual.
 
Segundo o diretor de Atenção Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde, João Marcelo Fonseca, o projeto foi desenhado dentro das necessidades de leitos do município. “Teremos no Sana Ana exatamente o formato de leitos que Porto Alegre mais precisa, como de longa permanência, por exemplo”, explica, afirmando que com a nova estrutura ainda será possível desafogar estruturas de urgência e emergência da Capital.
 
A Associação Educadora São Carlos está investindo R$ 43 milhões na instituição, incluindo obra e equipamentos. O Hospital Santa Ana terá uma área total de 6,8 mil m², divididos em dois blocos, sendo um contíguo ao Hospital Espírita, o Bloco Hospitalar. Este segundo bloco ocupa 5 mil m² de uma área que estava desativada.
 
Para o presidente da Cosmam, vereador Cássio Trogildo, a cidade terá um verdadeiro novo hospital para a retaguarda médica nas áreas que a cidade mais precisa e que irá desafogar os pronto-atendimentos. “Há um prédio separado para a saúde mental de adolescentes e toda uma outra parte que está sendo reformada do Hospital Espírita, com novas instalações e remodelação”, destaca.
 
No Bloco Hospitalar estarão dispostos os serviços de Diagnóstico por Imagem (tomografia, ecografia, radiologia), laboratório, Bloco Cirúrgico de Apoio e uma distribuição de leitos da seguinte maneira:
- Pacientes de Longa Permanência
- Retaguarda Clínica
- Isolamento Respiratório
- Terapia Intensiva (C.T.I.)
- Cuidados Intermediários
- Saúde Mental Feminino Adulto Álcool e Drogas
 
Além dos leitos e dos Serviços de Reabilitação, o Hospital Santa Ana também conduzirá uma equipe do Melhor em Casa, programa conduzido pela prefeitura que possibilita o acompanhamento domiciliar de pacientes que requeiram cuidados que podem ser efetuados por familiares, sob supervisão de uma equipe multidisciplinar, mas que não necessitam de hospitalização.
 
O Santa Ana gerará 500 empregos diretos e estima-se a geração de mais 150 postos de trabalhos indiretos.Também participaram da visita o vereador André Carús e o vereador Aldacir Oliboni. 


/hospitais /saude

Texto de: Neemias Freitas
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170