Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Sistema desenvolvido pela Procempa é premiado

10/08/2018 16:21:13

Foto: Elis Pereira / Divulgação PMPA
Sistema gerencia a oferta das internações nos serviços de saúde da Capital

Sistema gerencia a oferta das internações nos serviços de saúde da Capital

O Sistema Integrado de Gerenciamento de Internações (Gerint), desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi um dos escolhidos na categoria Administração Pública do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (E-GOV 2018). Ao todo, foram 135 cases inscritos, sete finalistas e três premiados, sendo o Gerint um deles.

A distinção recebida pelo diretor-presidente da Procempa, Paulo Miranda, e pela analista de informação e comunicação Clarice Porciuncula, que trabalhou no projeto em parceria com a SMS, foi durante o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop), na quarta-feira, 8, em Florianópolis, SC. A 17ª edição do prêmio foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, visando estimular, desenvolver e prestigiar a inovação e a excelência nas iniciativas de governo eletrônico e de modernização do país. É a segunda vez neste ano que a Procempa é reconhecida pelo desenvolvimento do Gerint. Em abril, o sistema foi premiado com a distinção InovaCidade 2018, em evento em São Paulo. Para Miranda, as premiações são o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe da Procempa e apoio da SMS.

O Gerint - o sistema gerencia a oferta das internações nos serviços de saúde da Capital e dos diversos municípios do Rio Grande do Sul, vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da ferramenta, é disponibilizado o mapa dos leitos atualizado e integrado com o sistema de gerenciamento de consultas especializadas, tornando mais rápido o encaminhamento de pacientes. Segundo o coordenador de regulação dos serviços de saúde da SMS, Jorge Luiz Osório, o Gerint surge da necessidade de qualificar o processo regulatório das internações hospitalares. "Para que tenhamos um processo qualificado, são necessárias informações de qualidade em tempo oportuno. Então, precisamos saber a necessidade do paciente, a gravidade do caso e qual o recurso de saúde que ele precisa naquele momento", explica. Com a implantação do Gerint, em funcionamento desde o início do ano, Osório avalia que foi possível aumentar o número de regulações mensais, diminuir o tempo de resposta entre a solicitação e a obtenção do leito hospitalar e, com mais eficácia, colocar o paciente no recurso que ele realmente precisa.

O sistema permite ainda a identificação do paciente através do Cartão Nacional de Saúde, identificação das unidades de Saúde e dos profissionais solicitantes e executantes pelo Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (Cnes), além do compartilhamento de informações com os sistemas das unidades executantes e solicitantes. Além das unidades do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e do complexo da Santa Casa de Misericórdia, o Hospital de Pronto Socorro (HPS), os Pronto Atendimentos da Bom Jesus, Lomba do Pinheiro, IAPI e Cruzeiro do Sul estão integrados ao Gerint. O Hospital de Clínicas está parcialmente integrado, mas deverá concluir o processo em breve. Desse modo, mais de 50% dos leitos de Porto Alegre estão com ocupação e liberação atualizados em tempo real no sistema. 

 



/saude /tecnologia

Texto de: Mônica Bidese
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170