Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

DMLU faz plantio sustentável na Vila Nova

01/10/2018 14:21:21

Foto: Adriana Machado / DMLU/PMPA
Foram plantados pequenos arbustos e folhagens em floreiras

Foram plantados pequenos arbustos e folhagens em floreiras

A Coordenação de Gestão e Educação Ambiental (CGEA) do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) executou, na tarde desta sexta-feira, 28, um plantio urbano sustentável na rótula das avenidas Cristiano Kraemer, Monte Cristo, Rodrigues da Fonseca e rua Belém Velho, bairro Vila Nova. Foram plantados pequenos arbustos e folhagens em floreiras feitas com palets recicláveis. O local era um foco de descarte irregular de resíduos, e o DMLU retirava um volume de dez toneladas de material semanalmente.

Durante a ação, houve um imprevisto. Uma colmeia de abelhas existente numa reentrância de um  poste de metal acabou por picar alguns servidores do DMLU, que estavam fazendo o plantio. A CGEA acionou o Corpo de Bombeiros Assunção, que foi ao local para garantir a segurança da operação e retirar a colmeia do poste. Equipe do Terceiro Pelotão do Corpo de Bombeiros Assunção usou roupa especial para retirar os favos de mel de dentro do poste e isolar a entrada das abelhas. A operação durou duas horas. Após, o DMLU concluiu o plantio sem novas intercorrências. Comerciantes locais relataram que as abelhas costumavam picar os pedestres que atravessavam por aquela rótula.

O objetivo de plantio urbano sustentável é ocupar espaços ociosos nas comunidades que são depósitos irregulares de resíduos, mais conhecidos como “focos de lixo”. São utilizados como canteiros e vasos, materiais de descarte, como palets,

O comerciante Geraldo Machado, proprietário da Tabacaria da região, pretende adotar o local em parceria com outros comerciantes. “Precisamos ajudar e nos mobilizar para conservar este espaço limpo, pois costumavam descartar sofás, geladeiras, roupeiros e muito lixo neste lugar”, destaca Geraldo. “Pretendemos inibir a disposição de resíduos em locais inadequados, contando sempre com o apoio da comunidade, que se compromete em manter o local limpo e sem resíduos”, destaca a coordenadora da CGEA, Patrícia Antunes Russo. A comunidade local participa da ação com a doação de mudas e na construção do espaço, comprometendo-se a manter o local limpo e sem resíduos e evitando o retorno do foco de lixo.

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

 


/residuos

Texto de: Adriana Machado
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170