Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Renascença recebe performance de Fiodor Pavlov-Andreevich

18/10/2018 09:34:20

Foto: Yury Shorov/Divulgação/PMPA
Artista é referência na arte que explora distância entre a obra de arte e o público

Artista é referência na arte que explora distância entre a obra de arte e o público

A programação do 32º Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre reserva para esta quinta-feira, 18, e sexta-feira, 19, no Teatro Renascença (avenida Erico Verissimo, 307, Menino Deus), a performance The 42 Cards de Fiodor Pavlov-Andreevich - Edição 2018. A entrada é franca.

Desde seus primeiros trabalhos, Fyodor Pavlov-Andreevich tem explorado uma distância que separa um espectador de um objeto na arte ao vivo. A primeira experiência foi como parte de "Marina Abramovic Presents" em Manchester, em 2009, onde Andreevich apresentou um longa-metragem de 21 dias "My Mouth Is a Temple" (com curadoria de Hans Ulrich Obrist e Maria Balshaw). Fyodor continua a diminuir essa distância e a estabelecer uma relação entre o público e o corpo do artista em seu novo trabalho, The 42 Cards, mais uma performance de longa duração. Seu corpo se transforma em um objeto de acesso comum, um instrumento que joga com energias humanas, intenções e intensidade, capaz de receber desejo, tristeza, pensamentos e instintos, e este corpo está totalmente exposto a tudo o que vem dos espectadores. 

The 42 Cards é uma peça anual que corresponde à idade física do artista. O público recebe um cartão com as instruções sobre o que fazer com o corpo do artista e como tratá-lo e então acontece a interação entre artista/obra e o público. Seguindo a experiência histórica de Marina Abramovic, Yoko Ono, e em um lado mais contemporâneo, Zackary Drucker, o corpo do artista é colocado em um pedestal localizado em um palco do teatro, para que os visitantes façam fila enquanto assistem os outros visitantes interagindo com o corpo. O corpo do artista é capaz de receber até 500 pessoas nas cinco horas diárias de apresentação. Os visitantes são convidados a assumir a experiência de um corpo humano que não é mais individual e passar por um processo importante de alienação do corpo.

Artista visual, curador e diretor de museu, escritor, diretor de teatro e cineasta, Fyodor Pavlov-Andreevich é referência nessa arte que explora a distância entre a obra de arte e o público, criando, ao longo de sua carreira, performances e instalações site-specific, ações de guerrilha e obras de longa duração sob curadoria de Hans Ulrich Obrist, RoseLee Goldberg, Klaus Biesenbach e Marina Abramovic, entre outros. Um dos seus trabalhos de live art mais aclamados pela crítica, Fyodor's Performance Carousel, foi exibido pela primeira vez em 2014 no Faena Arts Center de Buenos Aires, em 2016, como evento de abertura do Wiener Festwochen, em Viena, em 2017 no Sesc Consolação, e recebeu o Prêmio de Arte Multimídia Kuryokhin. Pavlov-Andreevich vive e trabalha entre Moscou (onde dirige o espaço Solyanka), Londres e São Paulo.

Programação 
18/10 - performance das 17h30 às 22h30 
19/10 – performance das 16h às 21h 
21h15 - encerramento da performance e fala com do artista

O 32º Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre é uma realização do Atelier Livre, Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de Porto Alegre com apoio Cultural de Porto Alegre Airport e Algo Mais e apoio Institucional AAPIPA (Associação dos Amigos das Pinacotecas de Porto Alegre e Bronze Residência. Outras informações neste link


/cultura

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170