Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Grupo de teatro da Mario Quintana estreia no Inclusão em Cena

12/10/2018 08:34:03

O Grupo de Teatro MQ, formado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario Quintana, faz sua estreia na 3ª edição do Inclusão em Cena, neste sábado, 13, às 19h, no Teatro Renascença, com a peça O Outro Lado do Portal. O espetáculo é inspirado no filme Pantera Negra, representando a superação de dificuldades e obstáculos presentes na escola, localizada na Restinga. O Inclusão em Cena é uma programação especial do Festival Internacional Porto Alegre em Cena.
 
De acordo com a diretora da peça e coordenadora do projeto, a professora Gabriela Greco, a premissa do espetáculo surgiu a partir do seguinte tema: “imaginem que cada um fosse dono de um reino”. Os estudantes também se inspiraram no filme Pantera Negra para criar um roteiro fantasioso, com reinos, reis e rainhas, mas aproveitando para externar as dificuldades que enfrentam no dia a dia.
 
Gabriela conta que a dramaturgia foi construída de maneira coletiva. Para a professora, esse é um dos ganhos para os alunos, o desenvolvimento de uma boa relação intersocial. Além disso, a coordenadora do projeto cita outros benefícios pedagógicos, como o aumento da concentração, melhor relação com tempo e espaço e reforço em interpretação de texto. Porém, o maior ganho gerado pelo teatro está na leitura e escrita. “O primeiro impacto neles foi esse. Sinto nos alunos a criação de um vocabulário a partir das leituras e criação de roteiros”, destaca Gabriela.
 
Essa será a primeira vez que o grupo se apresentará em um teatro tradicional da cidade. O Grupo de Teatro MQ atua desde 2013, recebendo crianças e adolescentes de diferentes idades e turmas. A ideia surgiu com o objetivo de ampliar o tempo de teatro na Emef Mario Quintana, dando a oportunidade para os alunos aprimorarem seus conhecimentos acerca da linguagem cênica.
 
A escola disponibilizará dois ônibus para que os pais possam assistir a seus filhos no palco. A entrada do espetáculo é franca, sendo disponibilizados 300 lugares por ordem de chegada. O Teatro Renascença fica na avenida Erico Verissimo, 307, bairro Azenha. 
 
Inclusão em Cena - O Projeto Inclusão em Cena 2018, que ocorre até este domingo, 14 de outubro, leva espetáculos a teatros, escolas e praças de Porto Alegre. O Dia das Crianças, sexta-feira, 12 de outubro, terá uma agenda especial no Centro Municipal de Cultura (Erico Verissimo, 307), a partir das 14h. Além de brincadeiras e peças infantis, haverá oficinas como a de confecção de bonecas Abayomi, trazendo elementos da cultura africana para as crianças.
 
Fora dos palcos convencionais, a programação chega também a escolas de diferentes regiões da cidade. As instituições de ensino que contam com artistas ou grupos locais voltados a teatro, dança ou música terão seus integrantes convidados a realizar sessões artísticas pocket, antecedendo as apresentações dos espetáculos profissionais. 
 
O Inclusão em Cena é apresentado pela Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul e Braskem. A agente cultural é a Leão Produções. Apoio cultural do Sesi/Fiergs e financiamento do Pró-cultura RS. 
 
Confira a programação do Inclusão em Cena:
 
Programação especial – Dia das Crianças 
Centro Municipal de Cultura – 12 de outubro
14h – Oficina O ator Criador (para adultos e crianças) 
14h30, 15h30 e 16h30 – Oficina de confecção de bonecas Abayomi
15h – Mani Manioca – Sala Álvaro Moreyra 
16h – Pum, Histórias Mal Cheirosas – Saguão
17h – Alice além da Toca do Coelho – Teatro Renascença
 
Sábado em Cena
Dia 13, às 19h – O Outro Lado do Portal (Grupo de Teatro MQ – Emef Mario Quintana)
Dia 14, às 18h – Olhares (Grupo de Teatro Guerreiro Lima – Emef Afonso Guerreiro Lima)
 
Espetáculos nas regiões
10/10 – Pum, Histórias Mal Cheirosas – Emef Anísio Teixeira
11/10 – Pum, Histórias Mal Cheirosas – Emef Pepita de Leão
 


/teatro

Texto de: Fernando Campos (estagiário)/Supervisão: Cristina Lac
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170