Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Prefeitura prorroga serviço de meteorologia

11/10/2018 15:02:22

Foto: Joel Vargas / PMPA
Contrato prevê o monitoramento do Guaíba e de temperaturas em nove regiões

Contrato prevê o monitoramento do Guaíba e de temperaturas em nove regiões

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, prorrogou os serviços de previsão do tempo com a empresa MetSul Meteorologia Ltda até 30 de junho de 2019. A renovação do contrato foi publicada na edição desta quinta-feira, 11, do Diário Oficial de Porto Alegre. O termo prevê o monitoramento do nível do Guaíba e das temperaturas em nove regiões da Capital, que são atualizadas no portal do Centro Integrado de Comando (Ceic). 

O coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Adriano Krukoski Ferreira, destaca que a divulgação da temperatura em tempo real é um importante aperfeiçoamento do Sistema Metroclima. “Podemos analisar o comportamento das temperaturas em diferentes bairros da Capital, verificando quais populações podem estar mais desprotegidas e sofrer com as intempéries, especialmente os moradores das ilhas do lago Guaíba."
 
"A renovação do contrato com a prefeitura significa o compromisso da gestão pública com mecanismos de prevenção e alerta de tempo severo na Capital. A equipe da Metsul poderá, por meio desse instrumento, monitorar as mudanças no tempo e garantir que todos os porto-alegrenses tenham informações de qualidade para reduzir riscos", afirma a meteorologista Estael Sias.
 
Sistema Metroclima - O Sistema Metroclima é uma iniciativa conjunta da MetSul Meteorologia e prefeitura, por meio da Coordenação de Defesa Civil, Procempa, Secretaria Municipal de Segurança e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). O sistema funciona 24 horas e conta com uma rede de cinco estações meteorológicas automáticas, que registram variáveis como chuva, vento, umidade e pressão atmosférica. A rede de observação conta ainda com dez pluviômetros para monitoramento da chuva na cidade.


/tempo

Texto de: Guga Stefanello
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170