Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Baile reúne cerca de 200 idosos na Lomba do Pinheiro

11/10/2018 09:45:00

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde

Ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Idosos somam cerca de 15% da população total da Capital

Idosos somam cerca de 15% da população total da Capital

Música, dança, conversa e alegria. Esse foi o ambiente encontrado no CTG Pousada da Figueira, que fica na estrada João de Oliveira Remião, 6791, Lomba do Pinheiro, na tarde de quarta feira, 10. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Unidade de Saúde Panorama, a ação marcou a 10ª edição do Baile da Primavera. Alusiva ao Mês do Idoso, a iniciativa tem como objetivo promover o protagonismo desse público em atividades sociais, culturais e de promoção à saúde. (fotos)

 A coordenadora da US Panorama e médica de família, Rosa Gomes, salienta a importância do projeto: “Oportunidades como esta permitem trabalhar com a saúde e não com a doença. A ideia é ter um momento no qual os idosos venham para comemorar a vida, que possam participar de um espaço de convivência”. Cerca de 200 pessoas compareceram nesta edição do Baile da Primavera.

Uma das idealizadoras e organizadora do projeto desde sua primeira edição, Arilene Lopez, auxiliar de serviços médicos, comenta sobre a melhora da saúde física e mental dos usuários da unidade. “Mantenho um grupo de artesanato há mais de 12 anos, onde criam-se vínculos que auxiliam os participantes no enfrentamento de situações difíceis. No baile, eles se divertem, curtem, é um momento onde não há tempo para pensar em doença”, conta Arilene.

Após sofrer com a perda do marido, Helena Silva, 65, foi convidada para a primeira edição do Baile da Primavera. “Ali pude conversar, dançar, enfim, esquecer dos problemas”, afirma. Dez anos após, Helena, rodeada de amigas, comenta sobre suas participações no evento: “não perco um, todo o ano estou aqui, ao longo do tempo, fiz muitas amizades, aqui me sinto muito feliz. Hoje é dia de festejar”. Ao longo da tarde, além de música ao vivo, o baile contou com apresentações de dança e exibição de peças de teatro.

Segundo o Observatório da Cidade de Porto Alegre, entre os anos 2000 e 2010, o número de idosos em Porto Alegre cresceu 31,99%. Hoje somam cerca de 15% da população total da Capital. A prevenção ainda é o maior desafio no cuidado das pessoas com idade acima de 60 anos. Segundo a médica de família, a maioria das doenças crônicas adquiridas pelos idosos estão relacionadas a maus hábitos alimentares e falta da prática de atividades físicas. “Nesse sentido, ações com estas servem também para disseminar informações, prevenindo o surgimento de futuras patologias”, comenta Rosa.

Neste mês de outubro também são comemorados os 44 anos de existência da Unidade de Saúde Panorama (Estr. João de Oliveira Remião, 6505 - Lomba do Pinheiro).



/idosos /saude

Texto de: Lucas de Souza (estagiário) / Supervisão: Vanessa Conte
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170