Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Controle da sífilis é pauta de ciclo de debates na Saúde

09/11/2018 08:45:00

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Cerca de 120 profissionais participaram desta edição do Ciclo de Debates

Cerca de 120 profissionais participaram desta edição do Ciclo de Debates

O Ciclo de Debates Barbara Starfield de novembro tratou da abordagem integral para o controle da sífilis na Atenção Primária à Saúde. Com a participação do médico infectologista Alexandre Mendes Ferreira, o evento ocorreu na tarde dessa quinta-feira, 8, no Teatro Moacyr Scliar da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Ferreira é consultor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle às Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Durante o debate, Ferreira falou da epidemia no Brasil, elaboração de uma agenda estratégica pelo Ministério da Saúde e aspectos relativos a atendimento, testagem, diagnóstico e tratamento. Segundo ele, os primeiros registros de epidemia de sífilis no mundo datam de 1495. No Brasil, a epidemia foi declarada em 2016, incluindo os três tipos da doença: sífilis adquirida, em gestantes e congênita. Em 2017, três medicamentos específicos para tratar a doença foram incorporados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do MS.

Entre as orientações de sexo seguro, Ferreira comentou que vai muito além do uso de preservativo. “Envolve atendimento humanizado, o que inclui investir no acompanhamento e educação dos pacientes, desenvolvendo habilidades de comunicação para deixar a pessoa à vontade durante o atendimento”, afirma. O médico falou da importância dos serviços de saúde da atenção primária informarem a respeito do uso de gel lubrificante, investindo na imunização, testagem regular para HIV e demais infecções sexualmente transmissíveis, tratamento do HIV como prevenção, além de facilitar acesso à anticoncepção e a informações da profilaxia pré-exposição ao HIV.

Cerca de 120 profissionais participaram desta edição do Ciclo de Debates Barbara Starfield. A programação é realizada mensalmente pela Secretaria Municipal de Saúde, enfocando diferentes temas relacionados ao atendimento nas unidades de saúde da Capital.

/saude

Texto de: Vanessa Conte
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170