Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Dmae realiza simulado de combate a incêndio na segunda-feira

07/12/2018 11:50:59

Foto: Lucas Braescher De Moura/Divulgação PMPA
Treinamento ocorrerá às 9h30, na Gerência de Manutenção Industrial, bairro Santana

Treinamento ocorrerá às 9h30, na Gerência de Manutenção Industrial, bairro Santana

Nesta segunda-feira, 10, às 9h30, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza simulado de combate a incêndio nas áreas da sua Gerência de Manutenção Industrial (Gmam) no bairro Santana. A área, da Diretoria Operacional do Dmae, é responsável pela preservação de maquinários eletromecânicos, quadros elétricos, sistemas de automação e outros serviços de tornearia, solda e serralheria. O simulado de incêndio é necessário para testar os protocolos de emergência que envolvam vítimas, danos materiais ou que afetem o meio ambiente, com ações rápidas que interrompam ou minimizem danos à comunidade e ao departamento.

A ação será desenvolvida simulando um foco de incêndio no prédio da Gman, que possui oficinas, maquinário pesado, equipamentos e substâncias inflamáveis. Os servidores das áreas envolvidas na emergência irão testar as rotas de fuga determinadas para abandono do local sem riscos à vida, e também os procedimentos para evitar a propagação de fogo para outras áreas. “A realização de simulados de emergência é um exercício importante para treinar os servidores durante um incidente. Além de ser uma obrigação legal e um requisito da norma OHSAS 18001, é o momento de verificar a eficácia do controle da emergência e de treinar as equipes de combate a incêndio, de primeiros socorros, resgate e apoio ao abandono dos locais de trabalho”, explica Roberto Morkis Junior, da equipe de Segurança do Trabalhador. 

O treinamento foi acordado com o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Alegre. O Dmae informa aos vizinhos do bairro Santana, principalmente, aos moradores da rua Gastão Rhodes e avenida Princesa Isabel, nos arredores do departamento, que o exercício deverá ocorrer rapidamente durante a manhã de segunda-feira. O alarme de incêndio e os movimentos de evacuação dos locais deverão ser ouvidos e notados nas imediações.

Histórico: a Brigada de Incêndio e o Simulado de Combate a Incêndio fazem parte das atividades do programa em Saúde e Segurança do Trabalhador do Dmae. A Brigada de Incêndio é um grupo organizado de servidores voluntários ou indicados, treinados e capacitados para atuar na prevenção e no combate a princípios de incêndio, no manejo correto de extintores e sistemas de hidrantes, no abandono de área e na prestação de primeiros socorros. O simulado foi organizado pela EQ-SEGTRAB e atende aos requisitos da Certificação da Gestão da Saúde e Segurança Ocupacionais (norma OHSAS 18001). 

 



/incendio

Texto de: Andréa Menezes
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170