Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Secretaria promove um dia de acessibilidade na Praia do Lami

22/02/2019 16:49:31

Foto: Cesar Lopes/PMPA
Atividade ocorrerá também neste sábado, 23, das 10h às 16h, no Posto 3

Atividade ocorrerá também neste sábado, 23, das 10h às 16h, no Posto 3

A quarta edição porto-alegrense do Praia Acessível para Todos, ocorreu nesta sexta-feira, 22, das 10h às 16h, no Posto 3 da Praia do Lami (rua Luiz Vieira Bernardes). O projeto está em sua 11ª edição no Estado. Na Capital, a realização é da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). O Praia Acessível é executado pela Coordenadoria-Geral de Acessibilidade e Inclusão Social e da ONG Caminhadores RS, com a parceria do SESI, Faders - Acessibilidade e Inclusão, Grupo Dimed, Vital, Fabritendas, Lojas TAQI, Ceasa Solidária e Coca Cola que forneceram os materiais necessários para o evento.

Neste sábado, 23, haverá nova oportunidade do banho acessível na Praia do Lami, das 10h às 16h. No Posto 3 há locais com sombra e cadeiras de praia, também será disponibilizado protetor solar e cadeiras anfíbias (cadeiras adaptadas para areia e água).

O programa tem como objetivo assegurar às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida condições de acessibilidade à beira-mar, lago, lagoa e rio, possibilitando que conheçam as belezas naturais do litoral Norte, Sul e Costa Doce com segurança, conforto e maior autonomia possível, com a disponibilização de tecnologias para o banho assistido em cadeiras anfíbias. Entre 2015 e 2018, mais de oito mil pessoas foram beneficiadas.

“É muito gratificante ver a alegria das pessoas que têm essa oportunidade para aproveitar um belo dia de sol na Praia do Lami. Além da inclusão que o projeto proporciona, há também a chance da comunidade conhecer e usufruir mais um espaço natural em Porto Alegre,” destaca a secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia.

Para o diretor-geral de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE, Jorge Brasil, o diferencial é a atitude demonstrada pelo programa. “Um banho de rio, de mar, algo que parece simples, mas que é de difícil acesso às Pessoas com Deficiência. O projeto faz a inclusão pelo lazer”, enfatiza. O presidente da ONG Caminhadores RS, Rotechild Prestes apresentou uma cadeira adaptada, com tubos de PVC, desenvolvida pela Kinder e inaugurada no evento do Lami. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa), Nelson Kalil, parabenizou os organizadores e comemorou o resultado do evento.
 

 


/acessibilidade /desenvolvimento_social

Texto de: Maria Emilia Portella
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170