Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Curso orienta sobre instalação de parklets na cidade

15/04/2019 15:31:25

Foto: Roberta Berti /EPTC PMPA
Encontro, com 70 inscritos, aconteceu nesta segunda-feira no auditório da EPTC

Encontro, com 70 inscritos, aconteceu nesta segunda-feira no auditório da EPTC

O primeiro parklet de Porto Alegre foi implantado em março do ano passado na rua Hilário Ribeiro, bairro Moinhos de Vento. De lá para cá, já são 11 parklets em funcionamento em Porto Alegre, com cerca de 30 solicitações encaminhadas para novos equipamentos. O grande interesse por mais parklets motivou a realização de um curso, na manhã desta segunda-feira, 15, para esclarecer questões importantes, como legais e técnicas, para a prática de outras iniciativas desta natureza, bem como explicar o Decreto 20.115/18 que regulamenta a questão.

O encontro, com 70 inscritos, aconteceu no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com apoio da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM). O curso foi ministrado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Elisandra Ferreira e Paulo Lima Loge; e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcos Feder e Thaís Gonçalves.
 
O engenheiro Marcos Feder, da Gerência de Planejamento de Trânsito e Circulação (GPTC) da EPTC, explicou sobre a natureza dos parklets: “É um espaço de convivência, criado a partir de uma intervenção urbana temporária. É uma extensão da calçada em áreas anteriormente destinadas ao estacionamento de veículos. Os parklets valorizam o espaço urbano, com possibilidades de colocação de bancos, cadeiras, floreiras, paraciclos e hortinhas comunitárias, entre outros itens”.
 
A engenheira Elisandra Ferreira, da Smim, explicou os caminhos para implantação dos parklets: “A prefeitura incentiva a colocação dos parklets na cidade, com implantação dos equipamentos de acordo com regras estabelecidas por decreto. Após a solicitação junto à EPTC, com todas as explicações técnicas e legais proporcionadas aos interessados, é realizada uma consulta pública. Depois de aprovado o pedido, com análise também da equipe técnica da Smim, os parklets são  instalados por um tempo de quatro anos, que pode ser estendido”. 
 
Demais cursos presenciais deste 1º semestre sob iniciativa da CEM:
 
Maio – O Transporte Público em Porto Alegre; Acidentes de Trânsito: Causas e Consequências
Junho – Sinalização; Mulheres em Foco (Palestra sobre o Medo de Dirigir)  
Julho – Conhecendo o Planejamento de Trânsito e as Demanda da População.
 
Mais informações: fone 32894487 / 4486


/cursos /parklets

Texto de: Claudio Furtado
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170