Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Feira do Peixe começa com expectativa de venda maior que em 2018

16/04/2019 09:18:37

Foto: Eduardo Beleske/PMPA
Peixes vivos também são atração na feira, que segue até sexta-feira

Peixes vivos também são atração na feira, que segue até sexta-feira

Com vendas em andamento desde essa segunda-feira, 15, a tradicional Feira do Peixe de Porto Alegre chega a sua 239ª edição. A programação vai até sexta-feira, 19. Nesta terça-feira, 16, às 14h, haverá um ato solene de abertura oficial, no Largo Glênio Peres (Centro Histórico), com a presença do vice-prefeito Gustavo Paim e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, entre outras autoridades.

O espaço montado no Largo Glênio Peres tem aproximadamente 2,5 mil metros quadrados, com 51 bancas de pescado, quatro bancas de entidades representativas do setor, uma com peixes vivos e quatro com artigos de alimentação – como peixe assado na taquara, bolinhos e espetinhos de peixe. Os peixes mais procurados são tilápia, merluza, tainha, abrótea, corvina e anchova.

A expectativa para este ano é ultrapassar a comercialização do ano passado, que ficou em torno de 402 toneladas de pescado. No total, mais de 700 mil pessoas circularam nos três pontos da feira em 2018.

Além de fomentar a cadeia produtiva da piscicultura e de atividades agrícolas, o evento apresenta o potencial do município no setor de comércio, indústria e serviços. Paralelamente, ocorrem a 17ª Feira do Peixe da Restinga e a 8ª Feira do Peixe do Extremo Sul, em Belém Novo – em ambas, a população encontrará, além de peixes, mostras de vinhos, artesanato e hortigranjeiros. 

A Feira do Peixe teve sua primeira edição oito anos após a fundação da cidade, em 1772. Hoje, mobiliza diretamente mais de 250 famílias de pescadores. “Ela faz parte da cultura de Porto Alegre e valoriza a atividade dos pescadores, na medida em que gera emprego e renda para as comunidades do arquipélago e pescadores das zonas Sul e Extremo Sul da Capital. É certamente uma das mais antigas e importantes manifestações da economia e da cultura de Porto Alegre”, diz o secretário Eduardo Cidade. 
 
“O evento simboliza o empreendedorismo dos pescadores, constituindo um atrativo cultural e turístico para cidade, que vem há mais de dois séculos gerando emprego e renda para a Capital. O sucesso obtido a cada edição nos indica que estamos trilhando o caminho correto para melhorar a qualidade de vida do pescador e oferecer produtos de qualidade a preços adequados ao consumidor de Porto Alegre e arredores”, afirma o diretor da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Oscar Pellicioli.
 
Desde 2017, a feira é promovida sem recursos públicos. Todo o valor do evento é custeado pelos feirantes da Colônia Z5 de Pescadores e da Associação de Pescadores (Appesul), além de atacadistas e expositores. As três mostras realizadas paralelamente têm apoio institucional da Divisão de Fomento Agropecuário da Coordenadoria de Promoção Econômica da SMDE.
 
SERVIÇO
 
239ª Feira do Peixe de Porto Alegre

Dia: 16 a 19 de abril
Horário: 8h30 às 20h30
Local: Largo Glênio Peres
 
17ª Feira do Peixe Restinga

Dia: 17 a 19 de abril
Horário: 8h30 às 20h30
Local: Esplanada da Restinga
 
8ª Feira do Peixe do Extremo Sul - Belém Novo

Dia: 17 a 19 de abril
Horário: 8h30 às 20h30
Local: Praça Inácio Antônio da Silva


/eventos /feiras /feira_do_peixe

Texto de: Letícia Santana
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170