Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Seleção para professor temporário tem 1,5 mil aprovados

18/04/2019 11:38:16

Foto: Manoelle Duarte/SMED PMPA
Sorteio do critério de desempate ocorreu com a presença dos candidatos

Sorteio do critério de desempate ocorreu com a presença dos candidatos

O resultado final do processo seletivo da Secretaria Municipal de Educação para professor temporário foi divulgado nessa quarta-feira, 17, no Diário Oficial de Porto Alegre (páginas 13, 14 e 15). Também constam da publicação os resultados dos recursos sobre as notas preliminares, do sorteio do critério de desempate, notas finais e classificação dos candidatos. A seleção teve um total de 5.327 inscritos, sendo que a metade (50,18%) entregou a documentação comprobatória dos requisitos mínimos e experiência profissional exigidos. Foram 1.553 aprovados.

Por ordem de classificação, os professores poderão ser chamados para suprir as necessidades de caráter provisório e emergencial da rede municipal de ensino, composta por 43 escolas de Educação Infantil e 56 de Ensino Fundamental, em diversas habilitações. Em Educação Infantil, são 295 selecionados; em Anos Iniciais, 437; em Ciências Químicas, Físicas e Biológicas, 130; em Educação Física, 107; em Geografia, 69; em Língua Portuguesa, 153; em Matemática, 95; em Artes, 81; em História, 139; e em Língua Inglesa, 47.

O sorteio do critério aplicado para desempate foi feito em sessão pública, no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, no último dia 4, na presença dos candidatos. 

“Os professores serão chamados para preencher vacâncias imediatas de recursos humanos nas escolas da rede, e para isso o contrato é um instrumento de gestão mais ágil do que a nomeação por concurso público”, explica o secretário Adriano Naves de Brito.

A contratação emergencial foi autorizada pela Lei Municipal nº 12.500, de 24 de janeiro de 2019. O processo seletivo, realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, tem validade de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. Conforme a lei, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) poderá contratar 240 profissionais pelo prazo de 365 dias, que poderá ser prorrogado por mais 365.

Os professores contratados deverão atuar em regência de classe, em regime básico de 20 horas semanais, e poderão ser convocados para cumprir regime suplementar ou complementar de trabalho, de 30 horas ou 40 horas, com acréscimo de 50% e 100% nos vencimentos, respectivamente. São garantidos vale-alimentação, férias e gratificação natalina proporcionais, adicional noturno e gratificação pelo exercício em instituição de ensino de difícil acesso, quando for o caso, e vale-transporte mediante solicitação.

Clique aqui para acessar os resultados no Dopa

Clique aqui para conferir todas as etapas do processo seletivo




/educacao /ensino /professores

Texto de: Cristina Lac
Edição de: Matheus Miorim Beust
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170