Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Recuperação do telhado do Terminal Triângulo começa nesta quinta

13/06/2019 09:49:29

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Além do telhado, obra vai revitalizar estrutura e iluminação

Além do telhado, obra vai revitalizar estrutura e iluminação

A obra estrutural de reforma do telhado do mais importante terminal de ônibus urbano de Porto Alegre começa nesta quinta-feira, 13. O local está sem cobertura há quatro anos, devido a um temporal que destelhou a estação, e receberá os serviços de fechamento e revitalização da estrutura e da iluminação. Viabilizada por meio de parceria entre a prefeitura e o Grupo Zaffari, a recuperação está orçada em R$ 1.620.000,00.

 
A primeira etapa que será realizada é a montagem do canteiro de obras e a mobilização da empresa executora. Em seguida, ocorrerá a remoção de estruturas danificadas, limpeza, pintura e instalação de telhas metálicas e em policarbonato. O planejamento da obra, estabelecido em conjunto pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), empresa executora e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), prevê a execução em trechos. “O objetivo da prefeitura é causar o menor transtorno possível para quem utiliza o Triângulo. Para isso, será feito um trabalho integrado e coordenado para que cada fase seja cumprida e vá sendo liberada para o fluxo de ônibus e usuários”, explica o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.
 
Histórico - A prefeitura e o Zaffari assinaram, em 15 de janeiro, um Termo de Conversão em Área Pública (TCAP), que vai permitir a reforma da cobertura do terminal como compromisso da empresa para que possa instalar um novo empreendimento na zona Norte da cidade. De acordo com o Decreto nº 18.431, de 22 de outubro de 2013, para a construção de empreendimento de grande porte (terreno maior que 3 mil metros quadrados), a empresa deve doar à prefeitura 20% da área, decorrente do parcelamento do solo, constante no Plano Diretor. No caso específico, esta doação em área foi substituída pela execução de um serviço no entorno do futuro empreendimento e considerado pela prefeitura como de extrema importância para a população. 
 
Uma empresa contratada pelo Zaffari apresentou em fevereiro um laudo técnico de análise do terminal, validado pela equipe técnica da Smim. Em abril, foi apresentado e aprovado o projeto estrutural de revitalização e o orçamento do projeto elétrico. Por fim, em maio, foram finalizados os orçamentos e ajustes dos escopos finais. “Recebemos três cotações de todos os serviços. Tínhamos o indicativo de que a obra fosse realizada em até oito meses, após a ordem de início. No entanto, com a definição da empresa executora, confirmamos que a estimativa de término dos trabalhos no terminal deve ocorrer em 150 dias, ou seja, até novembro”, informa Gazen.
 
O Terminal Triângulo está localizado na zona Norte, na avenida Assis Brasil, próximo à bifurcação com a avenida Baltazar de Oliveira Garcia. A área total é de aproximadamente 15 mil metros quadrados, com cobertura em 7 mil metros quadrados. É o mais importante terminal de ônibus urbano de Porto Alegre, dada as suas dimensões, volume de passageiros e importância para a rede de transporte coletivo da Região Metropolitana.


/obras

Texto de: Isabel Lermen
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170