Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Clássicos na Pinacoteca recebe jovens músicos do Piano Trio

12/07/2019 08:55:11

Foto: Divulgação/PMPA
Pinacoteca Ruben Berta recebe o projeto de música clássica nesta terça-feira

Pinacoteca Ruben Berta recebe o projeto de música clássica nesta terça-feira

A próxima edição do projeto Clássicos na Pinacoteca recebe na terça-feira, 16, o grupo Piano Trio. Os jovens músicos Larissa Camargo (piano), Paula Schäffer (violoncelo) e Gabriel Ludwig (violino) se apresentam na Pinacoteca Ruben Berta, rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico, a partir das 18h30. O ingresso será uma contribuição espontânea.

No recital, o trio irá interpretar um repertório que vai do austríaco Mozart até o ucraniano Glière, passando pelo alemão Mendelssonhn, pelo belga César Franck e pelo francês Jules Mouquet, percorrendo assim 150 anos de história da música europeia. 

Piano Trio
- o  nome do grupo formado pelos jovens músicos surgiu no início deste ano com grandes projetos e sonhos. Os três instrumentistas, apaixonados por música de câmara, decidiram se reunir e discutir repertórios para esta formação: piano, violoncelo e violino. Depois de muita dedicação, empenho e estudo, os orientadores da disciplina Música de Câmara da Ufrgs reconheceram o potencial e talento do grupo, sugerindo apresentações e recitais.

Por sua vez, a curadora da Casa da Música de Porto Alegre, Angela Diel, que sempre busca reconhecer jovens talentos, convidou-os para iniciar uma futura série de concertos por Porto Alegre, começando na Pinacoteca Ruben Berta, no dia 16 de julho. Além disso, Angélica Molina, que veio da Venezuela para morar no Brasil, vai integrar o espetáculo. A flautista que irá tocar peças delicadíssimas para o instrumento.

Paula Schäffer
Começou seus estudos de violoncelo com a professora Monia Kothe, aos 11 anos. Integra o quadro de músicos da Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG) desde 2016. Participou de diversos festivais de música, como o Encontro de Cellos, FEMUSC, Festival SESC Internacional de Música, Cordas PoA e Musivoti. Em 2012, iniciou os estudos com a professora Milene Aliverti, permanecendo até 2018. A partir de 2019, começou a estudar com a professora Martina Ströher.

Gabriel Ludwig
Natural de Santa Cruz do Sul, o músico iniciou seus estudos de violino aos sete anos de idade. É formado pela Escola de Música da Ospa sob orientação do Prof. Mauro Rech. Atualmente, cursa o sétimo semestre de Música na Ufrgs sob orientação do Prof. Camilo Simões. Integrou a Orquestra da PUCRS de 2012 a 2017 e atualmente faz parte da Orquestra do Theatro São Pedro e da Orquestra Sinfônica de Gramado, bem como atua como músico convidado da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra da Universidade de Caxias do Sul e Orquestra da Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Festival Internacional Villa Lobos - 2015, na Venezuela, e das últimas edições dos Festivais de Poços de Caldas, Pelotas, Lages, Bagé, Ivoti e Gramado.

Larissa Camargo
Nascida em São Paulo e filha de músicos, Larissa Camargo começou seus estudos de piano na infância. Atualmente, aos 23 anos, é formanda em Bacharelado em Piano pela Ufrgs, sob a orientação de André Loss. Participa ativamente de vários festivais do Brasil, tendo aulas intensivas com grandes nomes do piano: Olinda Alessandrini (BRA), Luciana Sayure (BRA), Alexandre Dossin (EUA), Nariaki Sugiura (EUA), dentre outros. Participa como pianista convidada de orquestras sinfônicas do estado como: Orquestra de Gramado, Orquestra da Ulbra e Ospa Jovem. Atualmente é pianista preparadora do coro da Ulbra. Realizou diversos recitais solos no Rio Grande do Sul e também em São Paulo. Participa de grupos de música de câmara como pianista, tendo inclusive tocado com grandes músicos do Estado e do Brasil. Por último, participou da gravação de um CD e DVD do projeto Contos Musicais, criado por Francisco Hauck no estúdio Audio Porto. Além disso, é constantemente convidada como intérprete para executar obras inéditas de jovens compositores premiados em concursos de nível internacional.

Repertório
Sonata para flauta e piano: La Flûe de Pan – 1 mov – Jules Mouquet
Bolero para piano e flauta, Op. 28, de Émile Passard
Sonata para violino e piano em E menor – W.A. Mozart
1 movimento: Allegro
2 movimento: Tempo di Menuetto
Lied ohne Worte Op. 109, Andante, para Cello e Piano – Félix Mendelssohn
Duo para Violino e Cello de Renhold Gliéri.
Piano Trio de César Frank Op. 1 N 1 em F# menor – Andante com moto

Clássicos na Pinacoteca - Piano Trio
Terça-feira, 16, 18h30
Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico - Porto Alegre)
Informações: pelo email acervo@portoalegre.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3289 8292
Ingresso: contribuição espontânea (lotação: 50 lugares)

 
 
 

 

 




/musica /pinacoteca

Texto de: Paulo Beccon
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170