Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Previsão de pautas: sábado, 13, e domingo, 14 de julho

13/07/2019 09:00:19

ORLA SEMPRE LIMPA - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) prossegue neste sábado, 13 e domingo, 14, das 16h às 20h, com o projeto Orla Sempre Limpa. A equipe da Unidade de Educação Ambiental (Unea) orientará os frequentadores da orla Moacyr Scliar, pelo terceiro fim de semana seguido, a se responsabilizarem por seus resíduos. Por questões de segurança, também será reforçado o pedido para que, no máximo 20 pessoas por vez, acessem a escultura Olhos Atentos, conhecida como mirante da orla. A Orla conta com 56 lixeiras duplas, com capacidade para 3.360 litros de resíduos, além de dez contentores triplos, com capacidade de até 240 litros cada, instalados de forma complementar pela empresa adotante Uber do Brasil.

DRIBLANDO O FRIO - A partir deste sábado, 13, o Grêmio inicia o Driblando o frio no Gre-Nal. Com o objetivo de arrecadar agasalhos entre torcedores da dupla Gre-Nal, no dia em que o Ttricolor enfrenta o Vasco, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, serão distribuídos pontos de coletas no quadro social e junto à estátua de Renato Portaluppi, na Arena. A cada peça de roupa doada, será somado um ponto no placar do duelo com os colorados. A campanha se estende até o clássico 421, marcado para o dia 20 no Beira-Rio. Um dia após a arrecadação nos estádios, será divulgado o placar parcial do clássico. O resultado final da campanha Driblando o frio no Gre-Nal será divulgado no dia 22, quando os donativos serão entregues à Prefeitura de Porto Alegre. A ação tem parceria  da Rádio Grenal (FM 95.9), veículo de comunicação da Rede Pampa que passou a apoiar a Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre.

GRÊMIO X VASCO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou esquema de trânsito e transporte para o jogo Grêmio x Vasco da Gama, neste sábado, 13, na Arena, início às 17h, válido pelo Campeonato Brasileiro. Os portões abrem às 15h, com previsão de cerca de 15 mil torcedores. A linha Especial Futebol circulará com oito ônibus para atender os torcedores do Grêmio, saindo do Largo Glênio Peres, Centro Histórico, em direção ao estádio, a partir de duas horas antes da partida. O serviço de táxi será reforçado com ponto de embarque e desembarque embaixo do viaduto da BR-448. Na saída do jogo, serão disponibilizados seis ônibus articulados da Carris. Quem optar por ir de carro ao estádio precisa ficar atento às possíveis mudanças: a chegada à Arena pela alça de acesso à BR-448 (Rodovia do Parque) poderá sofrer bloqueio três horas antes do jogo. Saiba mais.

ECOPONTO - A Unidade de Destino Certo (UDC) / Ecoponto Tenente Alpoin do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) abrirá também aos domingos, a partir do dia 14. Anteriormente, a unidade funcionava de segunda-feira aos sábados e nos feriados. A UDC Tenente Alpoin está localizada na rua Coronel José Luiz Rodrigues Sobral, 958, bairro Partenon, e vai atender todos os dias da semana, das 8h às 17h. Porto Alegre tem nove ecopontos que estão estrategicamente distribuídos pela cidade e se destinam a atender pequenos geradores de diversos resíduos que não podem ser descartados nas coletas regulares – domiciliar e seletiva. Como esses pontos se destinam apenas a pequenos geradores, não são aceitos descartes maiores do que um metro cúbico por dia ou mais que quatro pneus por pessoa.

ÁGUA - Em decorrência de vazamentos frequentes na rede de água da avenida Bernardino Silveira Pastoriza, na zona Norte, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza a substituição da canalização antiga. A rede é de Pead – Polietileno de Alta Densidade e possui uma extensão de 150 metros que compreende o trecho entre as ruas João Paris e rua dos Maias.  A iniciativa visa a qualificar o abastecimento evitando rompimentos repetidos na rede antiga. O investimento é de cerca de R$ 80 mil com um prazo de execução de sete dias. Durante a obra, pode ocorrer falta de água pois será necessário realizar ligações de alguns ramais na nova rede. Por este motivo, as equipes farão contato com os moradores deste trecho da avenida Bernardino Silveira Pastoriza.

BAIRRO EM AÇÃO - A segunda edição do programa Bairro em Ação será neste sábado, 13, das 9h às 13h, na praça Bóris Russowsky, no Jardim Itu. O evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria-Geral de Esporte, Recreação e Lazer, levará atividades esportivas gratuitas para crianças e adolescentes da região. Haverá apresentação da Banda da Escola de Educação Básica Gomes Carneiro e da Banda da Brigada Militar. Também será realizado um torneio de futebol para equipes Sub 12. O ônibus Brincalhão oferecerá diversas atividades, entre elas tênis de mesa e jogos de tabuleiro. A Empresa Pública de Transporte e Circulação, parceira do evento, levará a equipe de educação para o trânsito. Já a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams) limpou a praça e fez manutenção para o evento. Se chover, o Bairro em Ação será transferido.

FUTEBOL TOUR - A 7ª edição do roteiro temático Futebol Tour está de volta. Neste domingo, 14, o ônibus panorâmico do Linha Turismo vai proporcionar um passeio pela história do futebol na Capital. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Escritório de Turismo, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), e os dois grandes clubes de futebol de Porto Alegre – o Grêmio e o Internacional. Serão dois passeios diferentes. O da manhã parte às 10h e prevê a visitação do estádio Beira-Rio. Já o da tarde sai a partir das 14h e tem como destino a Arena do Grêmio. Cada percurso tem aproximadamente 2h30 de duração e já está com ingressos à venda na sede do Escritório de Turismo (Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa).

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO - Agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) participam de um encontro com motociclistas neste sábado, 13, com foco na redução da acidentalidade no trânsito. O evento acontece das 9h às 11h, na Valecross, revenda de motos da Honda, na av. Cavalhada 3.338. A atividade faz parte do Programa Motociclista Seguro, que integra o Programa Vida no Trânsito, uma parceria entre a EPTC, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Detran e Instituto Geral de Perícias (IGP).

BASQUETE - A 15ª edição do Campeonato Municipal de Basquete chega a sua fase final neste domingo, 14. Os jogos começam a partir das 10h30, no Ginásio Tesourinha, na av. Erico Verissimo, s/n. Nesta edição, 77 equipes competiram entre três categorias - Série B Masculina, Série A Masculina e Série Única Feminina, reunindo mais de 385 atletas. Abrindo a série de jogos, as equipes Panteras e Foguete disputam a final da Série B Masculina. Ao meio-dia, Ticis e Caixeiros entram em quadra pelo título da Série Única Feminina. Encerrando as disputas do dia, Ressaca e Jaws se enfrentam na final da Série A Masculina, a partir das 13h30.

DANÇA - A Cia Jovem de Dança de Porto Alegre apresenta dois flash mobs no centro da Capital, neste sábado, 13,  a partir das 12h, e no dia 25, no Centro Municipal de Cultura, às 19h30, antes da Mostra Inverno de Dança. As apresentações dão início à temporada de atividades públicas da Cia Jovem de Dança em 2019. O grupo conta com novo elenco de 25 jovens bailarinos selecionados em audição no mês de maio e ensaia todos os sábados na Casa de Cultura Mário Quintana. A Cia Jovem de Dança de Porto Alegre é um projeto realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), criado em 2016, que atua integrando Arte/Educação/Desenvolvimento Social e reúne 25 alunos oriundos das Escolas Preparatórias de Dança que funcionam em cinco escolas municipais. 

BRECHOCÃO - A edição de julho do Brechocão está confirmada para este domingo, 14, das 9h às 16h, no Parque Farroupilha. O evento, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Smams, por meio da Diretoria Geral de Direitos Animais, acontece em seu espaço tradicional, entre o parquinho e o Auditório Araújo Vianna. Em seus 30 boxes, estarão disponíveis uma seleção de artigos de vestuário masculino e feminino, além de bijuterias, acessórios de beleza, bolsas, carteiras, utensílios domésticos e eletrônicos.

CAPITÓLIO - A Cinemateca Capitólio Petrobras promove a estreia de Anos 90, primeiro longa-metragem de Jonah Hill. Inferninho, de Guto Parente e Pedro Diógenes, ganha novas exibições até o dia 17. O valor do ingresso é R$ 16, com meia-entrada. O filme conta a história de Stevie (Sunny Suljic), um garoto de Los Angeles tentando curtir o início da adolescência enquanto tenta relevar o relacionamento abusivo com o irmão mais velho. Em plena década de 1990, ele descobre o skate e aprende lições de vida com o seu novo grupo de amigos. Veja aqui a programação.

ASMA - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá apoiar o 1º Fórum Gaúcho de Asma e Asma Grave, que acontece neste sábado, 13, no Hospital Moinhos de Vento. Promovido pela Associação Crônicos do Dia a Dia, o evento irá discutir o cenário atual, perspectivas de tratamento e políticas públicas sustentáveis. A ação vai reunir profissionais da saúde e pessoas que convivem com a condição. Estão confirmadas as participações dos médicos: Paulo Pitrez , João Lima, Rafael Stelmach , Manuela Cavalcanti, Diego Branderburg e Daniela Blanco. 

BOCHA - As novas rodadas pelo returno do Campeonato Porto Alegre de Bocha prosseguem até sábado, 13. Os jogos desta semana correspondem a 12° rodada das categorias Sênior Piso Natural e Sênior Piso Sintético, além da 10ª rodada da Principal Piso Sintético. Pelas categorias Sênior Piso Natural e Sênior Piso Sintético, os jogos acontecem nesta quarta, 10,  e quinta-feira, 11, com início às 14h. Já os jogos da Principal Piso Sintético ocorrem no dia 13, também às 14h. No total serão 23 partidas ao longo desta semana. Veja aqui a tabela dos jogos.

OS PALHAÇOS - O espetáculo Os palhaços está em cartaz no Teatro Renascença nas sextas-feiras, sábados e domingos, até o dia 21, sempre  às 20h30. Os ingressos custam R$ 60 inteira e R$30 meia-entrada. Após sua apresentação de despedida dos palcos, o velho ator Vassili Smirnov brinda com seus admiradores. Todos vão embora e, embriagado, Smirnov dorme no palco. Quando acorda, encontra Mikhail Usov, o ponto, e Natacha Semínova, a camareira. Juntos relembram os momentos de glória, representando algumas farsas do dramaturgo russo Anton Tchékhov.

SEDIMENTOS - A Sala Álvaro Moreyra recebe o espetáculo Sedimentos, até domingo, 14, às 20h. Os ingressos custam R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada e podem ser adquiridos na bilheteria do local uma hora antes do evento. A fuga da realidade é o tema da peça, que reúne dois personagens, Aileen e Heike, aguardando a chegada de mais alguém. Será que dessa vez ele virá? O que é preciso fazer para que ele venha?

AS COISAS - O espetáculo infantil Para que servem as coisas? acontece na Sala Álvaro Moreyra de 12 a 14, às 16h. Os ingressos custam R$ 30 inteira e R$1 5 meia-entrada, podendo ser adquiridos na bilheteria do local uma hora antes do evento. A peça conta a história de um menino que sofre pequeno acidente nas primeiras tentativas em andar de bicicleta sem as rodinhas de trás e sua mãe decide vendê-la para uma loja de consertos gerais. Inconsolado, o garoto visita a loja e descobre que os objetos que esperam conserto têm vida.

PROTEÇÃO ANIMAL - O prefeito Nelson Marchezan Júnior determinou a abertura de consulta pública para proposta de ampliação dos serviços de proteção animal de Porto Alegre. Protetores, profissionais da área e população em geral terão 30 dias, a partir de 10 de julho, para encaminhar sugestões sobre o projeto de gerenciamento e operacionalização da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), do abrigo temporário para cães e gatos e da Unidade Móvel de Adoção de Animais. O projeto pretende ampliar o número de atendimentos e os serviços oferecidos, já que, atualmente, a Usav opera apenas com 35% de sua capacidade. Os documentos e o formulário de contribuições estão disponíveis no link Consulta Pública, no site da Smams, e podem ser acessados clicando aqui. O formulário deverá ser enviado para o e-mail consultapublica-usav@portoalegre.rs.gov.br até o dia 10 de agosto de 2019.

MÉDICOS - O Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) informa que será realizado processo seletivo para contratação de médicos para atuar na Estratégia de Saúde da Família. Os profissionais irão cumprir carga horária de 20 ou 40 horas semanais, mediante contrato temporário, conforme Lei Municipal nº 11.062, de 6 de abril de 2011. São cinco vagas, mais cadastro reserva. Entre os requisitos, o candidato deve ter ensino superior completo em medicina e registro ativo no conselho de classe. As inscrições estão abertas de 10 a 22 de julho, somente via formulário on-line. A seleção se dará por meio de avaliação de títulos e experiência profissional. 

ADOÇÃO DE CÃES - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), por meio da Diretoria Geral de Direitos Animais, realiza ação com o objetivo de buscar adotantes para os cães que, atualmente, vivem nas casinhas instaladas em frente ao edifício Tulipa, no bairro Jardim do Salso. Uma equipe da secretaria fará visita ao local para identificar os cães, conversar com cuidadores e procurar, no próprio local, pessoas que estejam dispostas a adotar os animais. Caso não ocorra a adoção no próprio bairro, os cães poderão ser acolhidos no Abrigo Temporário, localizado junto ao espaço da Usav, com acompanhamento de veterinários e os cuidados necessários até que tenham acesso a um lar. O telefone da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) é 3289-8920. 

RODOVIÁRIA - Após a requalificação asfáltica pela Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) concluiu a sinalização da faixa exclusiva para ônibus na região da Rodoviária. O local vai passar por um período de acompanhamento e orientação aos motoristas e usuários até 22 de julho, quando entra em operação a faixa exclusiva para ônibus. São cerca de 200 metros, demarcados por uma sinalização viária específica, por placas e pintura azul contínua. A circulação será exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, no sentido bairro-Centro. Circulam pela região 68 linhas urbanas e 200 mil usuários de transporte coletivo por dia. Além da implantação de faixa só para ônibus e da instalação de novo mobiliário urbano, o embarque e desembarque de passageiros foi reorganizado. Saiba mais

CONCERTOS DIDÁTICOS - Estão abertos os agendamentos de escolas, instituições e associações para a participação dos Concertos Didáticos da Banda Municipal de Porto Alegre. As apresentações acontecem no Teatro Renascença, av. Erico Verissimo, 307, no dia 30, em dois horários, às 10h e às 15h. A entrada é franca e a classificação indicativa é livre. Cada espetáculo, tem duração média de 50 minutos. No programa As crianças e Música Instrumental serão apresentadas músicas como A Pantera Cor de RosaPiratas do CaribeGuerra nas EstrelasSítio do Pica Pau Amarelo, além de novidades. Contatos com a Banda Municipal pelo telefone (51) 3289 8298 ou com o Teatro Renascença pelo (51) 3289-6067. Também é possível agendar pelos e-mails breno@smc.prefpoa.com.br ou alibio@smc.prefpoa.com.br, informando número de alunos por turno, horário desejado, 10h ou 15h, e telefones para contato. 

PARANATAÇÃO - O 1º Aberto Porto-alegrense de Paranatação GNU/Esporte+ está com inscrições até o dia 1º de agosto. Marcada para o dia 17 de agosto, a competição é organizada pela Associação Esporte+ e Grêmio Náutico União, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, e marca o pré-lançamento da 22ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento busca estimular a prática de atividades físicas e proporcionar a socialização e a inclusão de pessoas com deficiência nesta modalidade. Poderão participar nadadores do gênero masculino e feminino com deficiência física (S1 A S10), visual (S11 A S13), intelectual (S14) e Síndrome de Down (classificados provisoriamente como S21), nascidos até 2007, filiados a uma associação, clube ou inscrição individual. Atletas avulsos, menores de idade, deverão estar acompanhados de um responsável durante a competição. Veja aqui o regulamento da competição.

AÇORIANOS DE DANÇA - Estão abertas as inscrições ao Prêmio Açorianos de Dança 2019. Podem se inscrever espetáculos, performances, produções e projetos que estrearam em Porto Alegre no ano de 2019, produzidos por artistas locais ou aqui radicados (veja o cronograma completo abaixo). O edital estará à disposição dos participantes junto ao Centro de Dança, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na av. Erico Verissimo, nº 307. O documento também pode ser acessado na página da Secretaria Municipal da Cultura, no Diário Oficial de Porto Alegre e no blog do Centro de Dança

ISS E IPTU - Os prazos de parcelamento de dívidas judicializadas de ISS e IPTU sofreram alterações. Decreto publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) prevê prazo máximo de pagamento em 60 parcelas mensais. Os valores mínimos das parcelas permanecem R$ 30 para pessoas físicas e R$ 80 para pessoas jurídicas. O contribuinte que quiser quitar ou parcelar dívidas judicializadas deve procurar o Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que funciona no prédio do Foro Central de Porto Alegre. O atendimento é feito presencialmente, por ordem de chegada, ou de forma remota, para contribuintes que não residem em Porto Alegre. Clique aqui para ver o passo a passo para o pagamento.

OPERAÇÃO INVERNO - A Operação Inverno segue ampliando o número de vagas em albergues para pessoas em situação de rua e vai oferecer, até setembro, 60 acomodações a mais. A ação é coordenada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). As novas vagas serão abertas no Albergue Felipe Diehl, situado na Praça Navegantes. Além do Felipe Diehl, a população em situação de rua conta com outros dois locais de acolhimento: o Albergue Municipal e o Albergue Dias da Cruz. Localizado na rua Comendador Azevedo, 270, no bairro Floresta, o Municipal oferece 120 vagas por noite. No Dias da Cruz, na avenida Azenha, 366, bairro Azenha, são atendidas 90 pessoas diariamente. Em todos eles, as pessoas acolhidas podem pernoitar e recebem alimentação e cuidados de higiene. O atendimento funciona das 19h às 7h. Nos albergues, também são feitos encaminhamentos para a rede de assistência social do município e para os benefícios das políticas públicas da prefeitura.

CURSO GESTOR 4.0 - A Prefeitura de Porto Alegre lançou o curso Gestor 4.0 com a finalidade de qualificar os servidores públicos para atuar como agentes de inovação da gestão municipal. A iniciativa é aprovada pelo Pacto pela Inovação de Porto Alegre - Pacto Alegre e faz parte do projeto Start.Gov, voltado à modernização da administração pública. O processo de inscrição e seleção vai até o dia 31 de julho e é exclusivo para funcionários da prefeitura. Os servidores interessados poderão preencher o formulário disponível neste link. Em menos de 48 horas, houve mais de 100 inscritos. O curso desenvolverá diferentes habilidades e competências e abordará temas como cultura startup, métodos ágeis, blockchain e inteligência artificial. Envolverá também um bloco “mão na massa” para ideação e preparação de cinco protótipos inovadores. 

FESTIVAL DE MÚSICA - Os novos talentos da música da capital gaúcha já podem se inscrever, até o dia 26, no Festival de Música de Porto Alegre. Após nove anos, a prefeitura volta a realizar o evento que tem o objetivo valorizar a produção musical da cidade, incentivando o surgimento de novos talentos e promovendo a integração com o público. As inscrições podem ser realizadas na sede da Amrigs ou na Coordenação de Música (rua da República, 635 – Cidade Baixa), das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. A ficha poderá ser acessada junto ao regulamento no site da Amrigs e na página do Facebook da Coordenação de Música. Além dos troféus, todos os 44 classificados para as eliminatórias receberão dois cursos, um de produção musical e outro de imersão instrumental, com a Banda Municipal de Porto Alegre. Os finalistas gravarão álbuns no Estúdio Geraldo Flach. Os vencedores das categorias tocarão na abertura do Réveillon de Porto Alegre. O Festival terá premiação em dinheiro -  R$ 10 mil para o vencedor - e oferecerá a gravação da produção musical aos primeiros colocados.

MULTIMEIOS RESTINGA - A prefeitura lançou o edital de chamamento para a gestão e operação do Centro Cultural Multimeios Restinga, direcionado a Organizações da Sociedade Civil (OSC) para parceria com a secretaria por meio de assinatura de Termo de Colaboração. A OSC deverá gerenciar, administrar, conservar, organizar e executar atividades culturais no espaço, situado na avenida Ricardo Leônidas Ribas, 75.  As propostas deverão ser apresentadas no dia 5 de agosto, das 9h às 17h, junto à Secretaria Municipal da Cultura (avenida Independência, nº 453).  As propostas deverão ser entregues em envelopes lacrados.  De 6 até 13 de agosto será realizado o julgamento preliminar das propostas, cuja divulgação ocorrerá no dia 15. A fase de recursos vai de 16 a 22 de agosto, como homologação do resultado final até o dia 29 e publicação até 3 de setembro. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A Campanha do Agasalho 2019 começou mais cedo em Porto Alegre. Desde 15 de abril, arrecada peças de roupas para aquecer quem mais precisa. O tema da campanha este ano é “Esquenta Porto Alegre” e o lema é “Tem gente que não dá bola para o frio. Juntos, nós damos”. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). Entre as arrecadações estão peças de roupas, novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis. A prefeitura alerta para que as peças estejam em condições de uso, sem sujeira ou rasgos. Sapatos devem ter os pares. Veja aqui os pontos de coleta.

LICENCIAMENTO - O Escritório de Licenciamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) passa a oferecer um novo sistema de agendamento para atendimento presencial. Por meio do link agendamento.procempa.com.br, interessados em receber atendimento sobre os serviços prestados pelo setor, como protocolos de projetos, vistas e cópias de Expedientes Únicos, licenciamento expresso e plantões técnicos, por exemplo, poderão agendar on-line. Mais informações podem ser obtidas aqui ou pelo telefone (51) 3289-7400.

LOTAÇÕES - A linha de lotação 30.3 - Santana passou a realizar um novo itinerário, de modo experimental, nos dois sentidos, com duração de 90 dias. A alteração busca uma maior demanda para a linha. Os terminais bairro e Centro não serão alterados. Cartazes já estão nos veículos com informações sobre o novo itinerário da linha. A linha 20.1 Medianeira terá seu terminal bairro deslocado para a praça ao Hospital Espírita, bairro Teresópolis, em razão de obras na área. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa, também que, em razão da baixa demanda, a Linha 40.5 Chácara das Pedras deixou de circular a partir do dia 21 de junho. 

ESTAGIÁRIOS - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) mantém processo seletivo permanente para contratação de estagiários para as 99 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As vagas são para estudantes de nível médio, do curso Normal (Magistério), e superior, em diversas áreas do conhecimento, para apoio aos professores e alunos nas atividades pedagógicas da escola. A prioridade é para estagiários do curso de Pedagogia.  Para candidatar-se, o estudante deve preencher o cadastro no site do programa de estágios da prefeitura. É necessário estar matriculado e ter 16 anos completos até a data da inscrição. Saiba mais.

SEMÁFOROS INTELIGENTES - A prefeitura faz chamamento público para teste de novas tecnologias para semáforos inteligentes. A iniciativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) busca aferir e especificar a tecnologia para posterior compra por meio de licitação. A divulgação ocorreu no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As empresas que manifestarem interesse em participar do chamamento têm até 20 de agosto para enviar a documentação necessária.  O sistema adaptativo de controle semafórico altera automaticamente os tempos dos semáforos. Os equipamentos devem ser capazes de calcular defasagens, ciclos e tempos de verdes dos semáforos, considerando as condições de rede de sincronismo pré-estabelecidas pela EPTC. 

RESTAURANTE - A estrutura temporária do restaurante no Ginásio Tesourinha para atender a população de rua será mantida por, aproximadamente, 60 dias, até a conclusão do chamamento público que irá implantar os restaurantes gratuitos nas cinco regiões de Porto Alegre. A estrutura é oferecida pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). Os almoços serão servidos de segunda a sexta-feira, das 11h30 até 14h30, no Ginásio Tesourinha. O funcionamento inicia-se por um cadastramento, onde é comprovada a vulnerabilidade de cada um, que recebe uma ficha para acessar a sala em que o almoço está sendo serviço.

PRÊMIO EPTC - A prefeitura, pela Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que já estão abertas as inscrições para o 12º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. Moradores, estudantes e trabalhadores do município de Porto Alegre podem obter mais informações sobre o concurso neste link até o dia 16 de agosto. Os trabalhos devem ser entregues na av. Erico Verissimo, nº 100, bairro Menino Deus, acompanhados da ficha de inscrição. O objetivo do concurso, aberto ao público, é estimular crianças, jovens e idosos, além de educadores das instituições de ensino, profissionais da comunicação e público em geral, a adotarem comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano para todos nas relações do dia a dia da circulação.

MARQUISES - Com o objetivo de evitar acidentes com marquises e sacadas projetadas sobre logradouros públicos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) alerta síndicos e proprietários sobre a importância da apresentação do Laudo de Estabilidade Estrutural em dia. A legislação atual estipula que o laudo deve ser apresentado a cada três anos, cabendo aos proprietários a manutenção e a conservação de fachadas, sacadas e marquises. O valor da multa é R$ 2.083,87. O laudo assinado por um responsável técnico deve ser protocolado na sede do Escritório de Licenciamento (rua Júlio de Castilhos, 505). Mais informações podem ser acessadas neste link. A Unidade de Manutenção Predial pode ser contatada pelo telefone (051) 3289-8827.  

ESCOLA DO TRABALHADOR - O Sine Municipal disponibiliza, em 2019, uma sala para cursos do projeto Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho. A estrutura física, com equipamentos de informática e mobiliário, foi montada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sem custos para a prefeitura. O Sine cederá profissionais para monitoria, acompanhamento, organização e execução do projeto. A sala fica na sede da unidade da esquina da avenida Sepúlveda com a Mauá. Os alunos poderão usar o espaço das 8h às 17h.

POA.HUB - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do poa.hub, órgão vinculado à Coordenação de Inovação (CI), está disponibilizando no site oficial vagas para quem quer trabalhar em startups, empresas novas, com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre já apoiou mais de cem projetos empreendedores desde a sua criação, em abril de 2017. Localizado na avenida Azenha, 295, bairro de mesmo nome, o espaço poa.hub faz parte do Sistema de Inovação e Empreendedorismo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Para a inscrição de projetos, é necessário preencher o formulário clicando aqui

ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se  à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Saiba mais.

ALUGUEL SOLIDÁRIO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário.  

ATELIER LIVRE 1 - O Atelier Livre Xico Stockinger (av. Erico Verissimo, 307) recebe até o dia 26 de julho as inscrições para o segundo semestre. Serão oferecidos 26 cursos com durações variadas, distribuídos em 38 turmas, começando na semana de 5 de agosto, ministrados pelos docentes da própria instituição e pelos proponentes de projetos selecionados no primeiro edital desta natureza, promovido pela Coordenação de Artes Plásticas/Atelier Livre. Os cursos semestrais terão um ivestimento de R$ 250 e os cursos de dois meses terá um valor de R$ 150. As aulas abertas não terão taxas. Servidores da prefeitura têm 50% de desconto nos valores mediante apresentação de comprovação de vínculo. Inscrições aqui

ATELIER LIVRE 2 - O Atelier Livre Xico Stockinger lança processo seletivo de projetos na área de artes gráficas para cursos teóricos e práticos, presenciais e de curta duração, para o segundo semestre deste ano. As inscrições podem ser feitas até 12 de agosto e envolvem gravura, papel, pôster, livro, zine, livro de artista, carimbos, clichês, serigrafia, tipografia, seus híbridos e similares. O regulamento completo está disponível no site da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), neste link. As atividades deverão ser desenvolvidas no Atelier Livre Xico Stockinger (av. Erico Verissimo, 307), que disponibilizará ateliês equipados nas áreas de litografia, serigrafia, gravura em metal e xilogravura, bem como o espaço da Usina do Papel. 



/comunicacao /pautas

Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170