Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Nomeada comissão municipal dos festejos farroupilhas

13/08/2019 16:14:03

Foto: Vanessa Silva/PMPA
Patrono desta edição é o tradicionalista Giovani Tubino

Patrono desta edição é o tradicionalista Giovani Tubino

O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou portaria nomeando a Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas 2019. O Executivo integra a comissão com três representantes: Leonardo Maricato, secretário adjunto da Cultura; Leandro Tittelmaier Balardin; diretor de Turismo e Eventos; e Tiago Silva de Oliveira, da Equipe de Eventos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Também integram a comissão representantes da Câmara Municipal, Secretaria de Estado da Cultura, Movimento Tradicionalista Gaúcho e representantes da 1ª Região Tradicionalista, Associação dos Piquetes, da Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Civil, Associação dos Acampados, Instituto Cavaleiros Farroupilhas, Conselho Regional de Contabilidade e Brigada Militar.

O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano será a vida e a obra de Paixão Côrtes, falecido em 2018, aos 91 anos. As comemorações começam oficialmente em 16 de agosto, com o acendimento da Chama Crioula, na cidade de Tenente Portela. Para patrono do Acampamento Farroupilha 2019, foi escolhido o tradicionalista Giovani Tubino

Os Festejos Farroupilha de 2019 estão programados para 7 a 22 de setembro no Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho (Harmonia). Serão realizadas diversas atividades artísticas e campeiras. O Acampamento Farroupilha vai contar com mais de 340 entidades e a montagem dos galpões inicia-se dia 22 de agosto. Os piquetes começam a funcionar a partir do dia 1º de setembro. A festividade culmina com o Desfile Farroupilha no dia 20 de setembro, com a expectativa de reunir 2.5 mil cavalarianos na avenida Edvaldo Pereira Paiva.

O Patrono - Giovani Tubino é natural de Porto Alegre, mas iniciou sua trajetória cultural em Quarai, no CTG
Sentinela do Jarau, tendo participado, ainda, do Piquete Orelhano CTG. Em 1998, tem o primeiro contato com o Acampamento Farroupilha no Parque Harmonia. Em 2013, assume a coordenação de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal da Cultura, responsável pela organização de cinco edições, de 2013 a 2016, e o Acampamento Extraordiário de 2014, durante a Copa do Mundo. "Esse posto de Patrono do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, como diz na lei, chefe honorário, para mim é uma honraria que determinadas pessoas recebem por ter desenvolvido trabalho no evento ou pelo evento. Assim, sinto-me gratificado em ter esse reconhecimento do meu trabalho" explica Tubino. Para o secretário adjunto da Cultura, Leonardo Maricato, a eleição por aclamação de Giovani Tubino só reforça o acerto da escolha. "O Acampamento Farroupilha agradece", complementa Maricato. 



/acampamento_farroupilha /cultura /tradicionalismo

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170