Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Festival debate cultura de inovação para transformar Porto Alegre

18/08/2019 10:01:11

Foto: Joel Vargas / PMPA
Prefeito destaca a importância de eventos como este para revitalizar o Quarto Distrito

Prefeito destaca a importância de eventos como este para revitalizar o Quarto Distrito

Foto: Joel Vargas / PMPA
Festival oferece palestras e atividades artísticas, musicais, culturais e gastronômicas

Festival oferece palestras e atividades artísticas, musicais, culturais e gastronômicas

Os porto-alegrenses participam neste fim de semana, de 16 a 18, do Black Sheep Festival, projeto que propõe a discussão sobre a cultura de inovação em Porto Alegre. Em meio à mobilização do poder público e sociedade civil organizada para transformar a Capital num polo mundial de inovação, a 3ª edição do festival oferece mais de 100 palestras e atividades artísticas, musicais, culturais e gastronômicas em 10 hubs espalhados pelo Quarto Distrito. O evento teve 2,5 mil inscritos para as ações.
 
O prefeito Nelson Marchezan Júnior, acompanhado da primeira-dama Tainá Vidal, foi conferir de perto as atividades na Fábrica do Futuro. Inclusive, se arriscou a utilizar o óculos que oferece uma experiência de realidade virtual. “A prefeitura apoia esse projeto, porque enxerga em eventos assim um mecanismo transformador e de revitalização para uma histórica região da cidade, que é o Quarto Distrito”, afirma o prefeito.
 
Chamado de a “ovelha negra dos festivais”, o BS Festival inova ao levar o público a ocupar espaços inusitados da Capital. As discussões abordam olhares diversos de mundo com temas que vão desde cultura, criatividade e tecnologia, passando por comportamento humano até diversidade contemporânea. As atividades desse sábado, 17, por exemplo, ocorreram simultaneamente em sete pontos (três no bairro São Geraldo e quatro no Floresta). Os participantes podiam se locomover de ônibus por cada sede anfitriã.
 
Para o diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Paulo Ardenghi, a prefeitura tem a missão de incentivar cada vez mais iniciativas que estimulem o empreendedorismo na Capital. “Já estamos envolvidos no Handson 4D, projeto que revitaliza quatro ruas do Quarto Distrito e que servirá de grande laboratório de inovação. Não é por acaso que nesse quadrilátero ocorre o Black Sheep”, destaca.
 
Pacto para inovar - A mobilização social é fundamental para transformar Porto Alegre num lugar com mais qualidade de vida. Para isso, foi lançado este ano um projeto inédito chamado Pacto Alegre, resultado da parceria entre prefeitura, Aliança para Inovação (que envolve Ufrgs, PUC/RS e Unisinos) e sociedade civil organizada.
 
O CEO da Fábrica do Futuro, Francisco Hauck, acredita ser imprescindível o papel do poder público de proteger e incentivar o potencial tecnológico e criativo existente nos porto-alegrenses. “A população tem a vocação para criar e transformar a cidade num lugar mais próspero, cheio de arte, tecnologia e desenvolvimento”, diz. “Precisamos aflorar o que temos de melhor em termos de talentos e novos empreendimentos”, finaliza João Ramos, um dos idealizadores do Black Sheep Festival.
 
Confira a programação do BS Festival 


/inovacao

Texto de: Gonçalo Valduga
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170