Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Operação integrada apreende 3,5 toneladas de peixe

11/09/2019 15:10:55

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Carga de conteúdo sem procedência foi retida no entorno do Mercado Público

Carga de conteúdo sem procedência foi retida no entorno do Mercado Público

Em uma operação integrada, agentes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e da Delegacia do Consumidor (Decon) apreenderam 3,5 toneladas de peixe sem procedência na manhã desta quarta-feira, 11. A carga foi retida no entorno do Mercado Público a partir da fiscalização de um caminhão vindo de Rio Grande.

Os agentes constataram que parte dos peixes contidos no veículo estava sem certificado sanitário (para o produto fresco) e que havia peixes congelados sem a rotulagem devida, configurando alimentos sem procedência sanitária – o que indica riscos à saúde do consumidor. Por isso, a carga foi considerada imprópria para consumo humano.
 
Cerca de 800 quilos foram doados à Fundação Zoobotânica, que utiliza esse tipo de produto na alimentação de animais do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul. Já o restante foi levado para processamento em uma fábrica de ração animal. Além desse caminhão, foram vistoriados mais dois veículos, um oriundo de São Lourenço do Sul e outro de Itajaí (SC)  – estes, sem irregularidades. Organizada de forma sigilosa, a operação envolveu um total de 13 profissionais, sendo seis da Decon, quatro do SIM e três da Vigilância Sanitária.


/alimentos /apreensao /fiscalizacao /inspecao /saude /vigilanciasanitaria

Texto de: Andreas Müller
Edição de: Rui Felten
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170