Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Casa Lar tem novo espaço para acolher crianças e adolescentes

11/09/2019 19:22:37

Foto: Joel Vargas/PMPA
Inaugurado nesta quarta, abrigo tem 272 m² e oferece seis dormitórios

Inaugurado nesta quarta, abrigo tem 272 m² e oferece seis dormitórios

Foto: Joel Vargas/PMPA
Serviço de acolhimento é realizado em parceria com o Abrigo João Paulo II

Serviço de acolhimento é realizado em parceria com o Abrigo João Paulo II

A Casa Lar Sagrada Família foi inaugurada na tarde desta quarta-feira, 11, unidade que oferta acolhimento institucional para crianças e adolescentes na Capital, uma parceria entre a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e o Instituto Pobres Servos da Divina Providência - Abrigo João Paulo II. A nova construção com 272 m² oferece seis dormitórios, seis banheiros, cozinha e sala de estar com refeitório conjugado, garagem, lavanderia e churrasqueira, além de pátio amplo com árvores frutíferas.

Em parceria com a Fasc desde 2010, o serviço, que antes funcionava em casa alugada no bairro Cristal, agora passa a atender as crianças e adolescentes num espaço próprio da organização parceira, no bairro Vila Nova.. Durante a inauguração, a presidente da Fasc, Vera Ponzio, destacou que a prefeitura vem construindo, no dia a dia, o melhor para aquelas crianças e adolescentes. “Nós acreditamos que o caminho é ofertar condições para que eles possam ter escolhas, que possam ser tratados com dignidade, muito carinho e atenção. E que, a partir disso, consigam construir um futuro lá fora”. Vera também ressaltou a importância da parceria, com trabalho de excelência, e parabenizou a equipe.
 
O local acolhe até dez crianças e adolescentes, que são cuidados por pai e mãe social. O investimento para a construção foi arrecadado pela entidade por meio de doações de amigos e voluntários. O presidente do Instituto Pobres Servos da Divina Providência (IPSDP), padre João Pilotti, ressaltou que a nova sede da Casa Lar Sagrada Família deixou de ser um sonho e virou realidade a quem mais precisa. “É um espaço de acolhimento que permite a crianças e adolescentes vislumbrar um futuro melhor, um lugar em que serão cidadãos plenos e mais solidários”, afirma.
 
Segundo ele, o espaço oferece um atendimento baseado no fortalecimento dos valores familiares. “Nada substitui a família natural, mas vemos nestes abrigos uma oportunidade de estabelecer vínculos novos com o acompanhamento de um casal social. É uma chance para que os jovens possam se resgatar e criar condições de se estabelecerem na sociedade”, acrescenta. 
 
Treze das 41 Casas Lares da Fasc são parcerias com o Abrigo João Paulo II e ofertam 126 vagas. A Fasc conta também com 20 Abrigos de Crianças e Adolescentes, que atendem cerca de 773 crianças ou adolescentes.
 
Para a promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Cinara Vianna Dutra Fraga, a parceria do poder público com a sociedade civil organizada é necessária para qualificar o atendimento aos cidadãos. “Já está evidenciado que o Município, o Estado e a União não conseguem dar conta das dificuldades sozinhos. É uma parceria fundamental para oferecer mais qualidade, conforto, atenção, afeto e acolhimento aos vulneráveis”, destaca.
 


/assistencia_social /crianca_e_adolescente

Texto de: Mariana Caldieraro
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170