Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Anunciada liberação de recursos federais para moradias na Capital

13/09/2019 19:04:07

Foto: Ricardo Giusti / PMPA
Confirmação de autorização de repasse foi dada a Paim pelo senador Heinze

Confirmação de autorização de repasse foi dada a Paim pelo senador Heinze

A Prefeitura de Porto Alegre poderá contar com recursos da Secretaria Nacional de Habitação para a construção de moradias. Em visita ao vice-prefeito Gustavo Paim, nesta sexta-feira, 13, o senador Luis Carlos Heinze confirmou a liberação de verbas solicitadas pelo Executivo Municipal e a bancada do PP na Câmara para concluir 720 residências no Residencial Jardim das Figueiras, no bairro Chapéu do Sol, e dar início ao empreendimento residencial Dois Irmãos, no bairro Campo Novo. 
 
Para a conclusão dos 720 apartamentos de um total de 1.080 unidades no Jardim das Figueiras, em uma área de 29,1 hectares, serão investidos R$ 60 milhões. Já no Residencial Dois Irmãos, cerca de 320 famílias de baixa renda que estão em áreas de risco e vulnerabilidade serão beneficiadas. Os recursos para os dois empreendimentos somam mais de R$ 31 milhões e serão repassados conforme o cronograma das obras.

Outra demanda também aprovada pelo secretário nacional de Habitação, Celso Matsuda, é a obra de um prédio inacabado da União, na rua Barros Cassal, no Centro, com 40 unidades residenciais para mais de 100 pessoas. O projeto tem apoio da prefeitura, que vai oferecer o pagamento de aluguel social às 15 famílias que atualmente ocupam o prédio. 
 
Para Paim, a questão habitacional é uma prioridade aos porto-alegrenses. “Essa notícia merece ser comemorada, pois dará dignidade para inúmeras famílias beneficiadas, reafirmando o compromisso da prefeitura com quem mais precisa e a parceria com o governo federal”, afirma.

O senador Heinze ressalta a importância da notícia para a administração do prefeito Marchezan e do vice Paim. “Vim pessoalmente confirmar que estamos trabalhando por um novo país, e Porto Alegre já começa a sentir a mudança. A máquina pública, aos poucos, está sendo destravada. Essas moradias são um exemplo disso”, destaca.
 
O diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Mário Marchesan, ressalta a atuação do senador para desbloquear recursos contingenciados que estavam trancados e impedindo a continuidade dos projetos. “Trata-se de uma verdadeira PPP popular, da qual participam os governos federal, municipal, cooperativas e a Caixa. A possibilidade de serem retomados os projetos vem ao encontro da estratégia do Município, que, com projetos e ações, tem a finalidade de atender à demanda por moradias”, afirma. O governo municipal espera pela liberação dos valores e a retomada dos projetos para fazer as contrapartidas contratadas. 
 
Participaram da visita os vereadores Ricardo Gomes, João Carlos Nedel e Cassiá Carpes; o vereador suplente Matheus Ayres; e o assessor de gabinete do vereador Nedel, Marcos Liebel. 

/habitacao /moradias /parceria /recursos

Texto de: Paulo Fontoura e Marina Freitas
Edição de: Rui Felten
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170