Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Bolo gigante e apresentações marcam 150 anos do Mercado Público

03/10/2019 15:35:53

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA
Prefeito Marchezan Júnior acompanhou a celebração e o Parabéns a Você

Prefeito Marchezan Júnior acompanhou a celebração e o Parabéns a Você

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA
Comemoração segue até o final do dia, com várias atrações aos frequentadores

Comemoração segue até o final do dia, com várias atrações aos frequentadores

Milhares de pessoas acompanham, nesta quinta-feira, 3, os festejos dos 150 anos do Mercado Público de Porto Alegre. Durante a manhã, o aniversário foi celebrado no átrio central, com direto a bolo, balões, música e o tradicional Parabéns a Você, entre outras atrações. A comemoração contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, além de deputados, vereadores, secretários, permissionários, convidados e clientes. A abertura foi marcada pelo som da Banda Municipal. Já o bolo gigante, feito de doce de leite e nozes, foi preparado por alunos da Faculdade de Gastronomia da Uniritter (fotos). 
 
Na visão do prefeito, a cidade de Porto Alegre reflete o Mercado e o Mercado reflete Porto Alegre. “Quero parabenizar quem faz parte dos 150 anos de história deste monumento e convidar a todos para que façam parte dos próximos 150 anos do Mercado, que ficará ainda melhor e mais moderno", conclamou, referindo-se à consulta pública que está em andamento e servirá de base para o edital de concessão da gestão do local à iniciativa privada. 
 
Adriana Kauer, presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), agradeceu a todos que vivem o Mercado no dia a dia e ajudaram a construir a história desse patrimônio de Porto Alegre. “Distinguir as cores e o cheiro do Mercado é uma alegria. Por trás de cada sorriso das pessoas e famílias que passam por aqui, estão os nossos verdadeiros amigos. Já superamos incêndios e enchentes, e hoje estamos aqui não só para contar essa história, mas também para fazer história. Nosso público é formado por clientes que são nossos amigos e ajudam a manter o Mercado vivo”, destaca.
 
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Sebastião Melo saudou coletivamente a memória do município. Para ele, a história de Porto Alegre confunde-se com a do Mercado. “Agradeço aos meus colegas que votaram na lei proposta pelo deputado estadual Luiz Marenco que tornou este prédio patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. Vida longa ao Mercado”, desejou. Já o vereador Reginaldo Pujol, representando a Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, ressaltou o valor histórico do Mercado. “Não vejo nossa capital sem a existência deste estabelecimento e sem a convivência que aqui ele estabelece”, afirma.   
 
Além da cerimônia oficial, a programação do aniversário de 150 anos conta com apresentações musicais e de dança, além de atos simbólicos de apoio e reverência ao Mercado Público. Confira a programação da tarde: 
 
 
15h30 - Abraço ao Mercado com chuva de balões

16h30 - Flash Mob 

17h – Benção do Pai Paulinho do Xeroquê com apresentação do cantor Lumi

19h - Apresentação do Conjunto de Sopros - Bandinha do Essencial
 
 
História - O prédio histórico do Mercado Público é um dos símbolos de Porto Alegre. A cada dia, cerca de 100 mil pessoas percorrem seus corredores centenários, por onde se espalham 106 estabelecimentos comerciais que oferecem uma grande amostra da economia popular da Capital: peixes, carnes nobres, frutas, verduras, ervas e especiarias, grãos, alimentos orgânicos, artesanatos, artigos religiosos e decorativos - além de restaurantes, cafés, lancherias e outras opções de gastronomia. Ao mesmo tempo, o prédio em estilo neoclássico é uma referência visual para todos os porto-alegrenses, que apreciam em sua arquitetura um pedaço da trajetória da cidade.
 
Ali está a influência do engenheiro Frederico Heydtmann, autor de projetos na colônia de Santa Cruz do Sul e em Cachoeira do Sul - e que mais tarde assinaria também o projeto do prédio da Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre. Ali estão também as marcas, nem sempre visíveis, dos incêndios de 1912 (que destruiu os chalés internos), de 1976, de 1979 e de 2013 (que atingiu o segundo pavimento), além da histórica enchente de 1941. E ali está,  entalhada no chão, uma mandala com sete chaves, que representa os caminhos e encruzilhadas da vida, além das cores, os cheiros e os sons de uma cidade que sempre soube superar suas adversidades.
 
A coordenação do Mercado Público é feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). As bancas ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, e aos sábados, das 7h30 às 18h30. Os restaurantes funcionam até as 22h. 
 


/aniversario /celebracao /comemoracao /mercado_publico

Texto de: Letícia Santana e Andreas Müller
Edição de: Rui Felten
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170